terça-feira, 29 de janeiro de 2019

BREWER PHILLIPS - O grande guitarrista dos Houserockers ,banda de Hound Dog Taylor




Além do talento incontestável de Hound Dog Taylor , sua cozinha : A banda Houserockers , constituída de Brewer Phillips ,guitarra e Ted Harvey , bateria explica o sucesso da Banda no começo da década de 1970.

O Blues contagiante dos Houserockers chamou a atenção do então funcionário da Delmark Records,Bruce Iglauer que diante da recusa da direção da gravadora , dispondo dos próprios recursos fundou a hoje reputadíssima Alligator Records lançando simultaneamente o primeiro e exclusivo artista da gravadora: Hound Dog Taylor.


Ademais, a razão da ausência de um baixista na banda se deveu a extrema competência de Phillips e Taylor como guitarristas que se revesavam no solos e nas bases das canções.
O ''Som Sujo'' das guitarras longe de comprometer a musicalidade era antes um '' charme '' uma especie de assinatura (Marca) dos Houserockers.

Embora o fato careça de fontes, Brewer muito provavelmente foi influenciado por Elmore James e outro discípulo do músico :J.B.Hutto. Tratava-se de um artista fantástico da guitarra, com solos muito bem trabalhados, bends e slides fantásticos , observados na maioria das faixas instrumentais gravadas pela banda.

Após a morte de Taylor em 1975, Phillips e Harvey uniram-se a J.B.Hutto numa nova formação dos Houserockers acrescida apenas da figura de Hutto como novo líder.


Posteriormente , Brewer gravou pelo menos mais três albuns em seu nome , (Whole Lotta Blues (JSP Records) Homebrew (Delmark Records, 1996)Well Alright (Black Rose, 2008)
apresentando -se em festivais e eventos relacionados ao blues.

Ele morreu de causas naturais em Chicago em agosto de 1999, aos 74 anos de idade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário