sexta-feira, 1 de março de 2019

A OBSCURA HISTÓRIA DO BLUESMAN IKE ZIMERMMAM E ROBERT JOHNSON






Izaiah Ike Zimmermam
Nasceu em 27 de Abril de 1907, Grady, Mississippi 
Foi um cantor, compositor e guitarrista de blues americano e mentor do lendário músico de blues Robert Johnson. 

Zimmermam casou-se na década de 1920, com  Ruth Sellers Zimmermam, que veio de Montgomery, perto de sua cidade natal. 
Ele morava com ela e sua família, consistindo de um filho e seis filhas, em uma pequena casa perto de Hazlehurst, Mississippi. Lá ele praticou sua gaita e seu violão. Ele costumava tocar até tarde da noite e, para não perturbar sua família e poder fazer música em paz, frequentemente ia para os cemitérios vizinhos. 

Como músico, Zimmermam costumava tocar em bares da região, mas também dava aulas de violão e era considerado bom e motivador.

Certa noite, Zimmermam conheceu o jovem Robert Johnson, que foi a Hazlehurst procurar o pai. Johnson pediu a ele que lhe ensinasse sua técnica de violão. Zimmermam que gostava muito  do jovem, consentiu, então Johnson foi morar com a família. Ele viveu bem e logo recebeu o apelido de RL dos filhos de Ike. Ali  Zimmermam contribuiu com sua técnica especial de Bottleneck (slide). 

Os dois brincavam como Ike antes, muitas vezes à noite nas pedras dos cemitérios e fundaram os últimos clássicos de Johnson. 

Depois de completar seu treinamento com Zimmermam e voltar para casa, Robert Johnson tocou seu violão tão brilhantemente após seu treinamento relativamento curto que o mito veio de vender sua alma ao demônio tão rapidamente para se tornar tão bom. 

Embora Zimmermam fosse considerado um grande talento musical, nunca gravou um disco.
Com o avanço da idade, ele até deixou o blues na década de 1950, assim como outros músicos de blues como Son House, tornou-se pastor e interpretou os evangelhos e os spirituals.
 Ike morreu em 3 de Agosto de 1967 de um ataque cardíaco em Compton, California.



Nenhum comentário:

Postar um comentário