sexta-feira, 16 de junho de 2017

FENTON ROBINSON - O INOVADOR DO BLUES MODERNO


Fenton Robinson ganhou esse título por agrupar idéias e concepções novas ao que já existia no modo de se tocar blues.
Por exemplo, seu grande sucesso SOMEBODY LOAN ME A DIME começa com dois arpejos que contrariam completamente o que amiúde se apresenta no padrão Blues.


Geralmente , as canções tradicionais de Blues começam do nono compasso, pré anunciando a entrada de Turnarounds , até se completarem os doze compassos como modo de introdução.
Ou simplesmente começam como ocorre na maioria das vezes, com introduções feitas do primeiro compasso até se completarem os doze.E assim sucessivamente.

Muitas canções de ROBINSON no entanto fogem dessa leitura tradicional.

É muito comum ver em suas canções , acordes adicionais, arpejos e elementos usados pelo guitarrista que ao invés de descaracterizarem o Blues, lhe emprestaram ainda mais beleza e sofisticação.

ROBINSON também solava a guitarra utilizando muito mais escalas que guitarristas tradicionais do estilo, e é muito comum ver em suas músicas idéias e elementos vistos no Jazz porém sendo aplicados no blues.


terça-feira, 13 de junho de 2017

SONNY BOY WILLIAMSON I (John Lee Curtis Williamson)


(30 de março de 1914, Jackson, Tennessee — 1 de junho de 1948)

O trabalho de John Lee se popularizou entre o público negro, sendo considerado como uma referência fundamental para todos os músicos que tocavam a harmônica, além de influenciar guitarristas como Muddy Waters, com quem chegou a tocar algumas vezes no início dos anos quarenta.

Como costumava ocorrer com os artistas naqueles tempos, John Lee era aficionado à bebida, provocador e mulherengo. Durante suas atuações costumava dirigir galanteios às mulheres mais belas que se encontrassem na plateia, o que frequentemente ocasionava brigas, muitas delas bastante violentas.

Em 1 de junho de 1948, após uma apresentação no clube Plantation, voltava para casa bastante embriagado.

Há pelo menos três versões para o que ocorreu: uma delas diz que o marido de uma das mulheres que havia “cortejado” durante o show o seguiu, atingindo-o na cabeça com um picador de gelo; outra versão afirma que foi atingido por uma bala perdida; outra, ainda, dá conta de que foi morto em um assalto. O fato é que aos trinta e quatro anos Sonny Boy Williamson foi assassinado.

Com a sua morte, Rice Miller começaria o usar o nome Sonny Boy Williamson II dentro de Chicago.








quinta-feira, 1 de junho de 2017

LAFAYATTE LEAKE


(1 de junho de 1919 Winona , Missouri , Chicago,14 de agosto de 1990)

Durante a década de 1960 Willie Dixon formou o Chicago Blues All-Stars, com Leake como pianista residente. Leake viajou e gravou com este grupo até meados da década de 1970.
Depois disso, fez poucas gravações e turnês, aparecendo salvo com Chuck Berry no Chicago Blues Festival em 1986 e gravando o álbum "Hidden Charms" com Willie Dixon em 1988.

Além de ser um artista respeitado, Leake era compositor.
E gravou uma série de suas próprias canções como membro de vários conjuntos, sendo outras gravadas por notáveis artistas.

A música de Leake "Wrinkles", interpretada pela Big Three Band foi destaque na trilha sonora do filme Wild at Heart de David Lynch em 1990 .

O álbum BIG PIANO MAN é uma grande vitrine do extraordinário talento do Artista. As canções LEFT IN MISERY e IF YOU 'RE NOT MINE são uma amostra da sua sensibilidade e precisão musical.

Leake caiu em um coma diabético em sua casa em Chicago, onde permaneceu assim por vários dias, morrendo no hospital em 14 de agosto de 1990