segunda-feira, 7 de agosto de 2017

BIG LEON BROOKS


Influenciado a princípio por Sonny Boy Williamson II e depois por Little Walter , costumava dizer que os verdadeiros gaitistas que tocavam com o coração se apresentavam pela década de cinquenta.
Insatisfeito pela ênfase dada a guitarra, que ao seu ver sobrepujava o som da harmonica , abandonou temporariamente a carreira voltando pela década de Setenta.


O Sucesso de suas performances renderam-lhe um lugar na coletânea LOW BLOWS , An ANTHOLOGY OF CHICAGO HARMONICA, LIVING CHICAGO BLUES VOL 4 e a gravação de seu único Álbum : Let's Go To Town . Com participação de grandes nomes do Blues como PINETOP PERKINS, JIMMY ROGERS,ALABAMA JUNIOR PETTIS ,EDDIE TAYLOR entre outros.
Com crescentes problemas cardíacos, BIG LEON BROOKS ou BIG MAN como era chamado faleceu em 1982 aos 49 anos.


quarta-feira, 2 de agosto de 2017

PAPA CHARLIE McCOY


(26 de maio de 1909 , Jackson, Mississippi -26 de julho de 1950, Alsip, Illinois )

Como guitarrista e tocador de bandolim , ele era um dos maiores músicos de seu tempo.
Ele e seu irmão mais velho, Kansas Joe McCoy, se apresentaram juntos nas décadas de 1930 e 1940 e gravaram como os irmãos McCoy.

McCoy e Bo Carter gravaram vários lados como o Mississippi Mud Steppers, incluindo duas variações de Cow Cow Davenport e " Cow Cow Blues": o primeiro, um instrumental , foi lançado como "The Jackson Stomp" e o segundo, com letras e Vocais de McCoy, como "The Lonesome Train, That Take My Girl from Town".

A carreira de McCoy foi interrompida pelo seu serviço no Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial .
Em função da má saúde após seu retorno do exército, jamais retornou à carreira musical.

Ele morreu em Chicago em 1950 de uma doença cerebral paralítica, poucos meses depois de seu irmão morrer. Ambos estão enterrados no Cemitério Restvale , em Alsip, Illinois .