quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

CLÁSSICOS DO BLUES -SPOONFUL(Willie Dixon)



Para quem ama metáforas Spoonful é o clássico do Blues que está repleto delas.
SPOONFUL "A Colherada" É, na verdade, uma unidade de medida usada em muitas letras desde os anos 20, e sempre faz referência a algo valioso ou importante.


Existem diversas leituras sobre o que estaria na colherada de Dixon.
A primeira delas, literal, aponta para a música falando sobre amor:

“Poderia ser uma colherada de café
Poderia ser uma colherada de chá
Mas só uma colherzinha do seu precioso amor
É bom o suficiente para mim.”

Entretanto, quando se avança na letra, se percebe que o tom muda um pouco.

“Homens mentem sobre colherada
Alguns morrem por essa colherada
Alguns choram por essa colherada
Mas todos brigam por essa colherada.”

A música deixa de ser romântica e se torna mais violenta. Ainda poderia ser vista como uma música sobre amor, mas sua letra também leva a outras interpretações — a mais evidente delas é com drogas.

Não há nada que apoie que Willie Dixon foi em algum momento usuário de Heroína . Se assim o fosse isso respaldaria o Verso:
“Só uma colherada do seu precioso amor é suficiente para me satisfazer”.

Concluindo essa abordagem sobre Spoonful , certa vez , Dixon foi indagado sobre do que a canção trataria e a resposta foi:

“A ideia era mostrar que você não precisa de muito “de qualquer coisa” para ser feliz, apenas uma colherada”.

Assim, o autor embora se expressando nada revelou sobre o que de fato o tema tratava.

Embora este clássico tenha inúmeras versões com Koko Taylor, Jimmy Whiterspoon entre outros , a versão de HOWLIN' WOLF é a definitiva com a qual a canção parece mais identificada.


terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

WILL SHADE


 (5 de fevereiro de 1898,Memphis,Tennessee -18 de setembro de 1966,Memphis,Tennesse)

Cantor, compositor e guitarrista liderou a lendária banda "MEMPHIS JUG BAND" com excessão de SHADE a banda sofria frequentes alterações entre seus membros.Muitos artistas a integraram. Mas a formação original que contava evidentemente com Shade teve juntamente com ele mais três membros: Lionhouse, (washtub bass) Tee Wee Blackman na guitarra e Ben Ramey no kazoo.

Posteriormente, o conjunto teve notórios artistas o integrando como a cantora e guitarrista MEMPHIS MINNIE .

SHADE era um artista influente. O alcance disso vemos na música de consideráveis artistas da Harmônica que alguma influencia sua derivaram como BIG WALTER HORTON , SONNY BOY WILLIAMSOM I e II , entre outros.

A Memphis Jug Band teve uma adesão fluida durante quase 40 anos, que foi ativa, gravando sob vários nomes e em vários estilos, desde blues ao gospel . Sempre com SHADE atuando como a espinha dorsal do grupo.Pois ele era o único responsável por encontrar novos membros para manter a banda em andamento.

A visibilidade da banda diminuiu em meados da década de 1930 como resultado do declínio geral nas gravações comerciais, uma mudança no gosto musical para a música swing mais urbana e a violência que ocorria em Memphis.

Shade morreu de pneumonia , no Hospital John Gaston, em Memphis, em 1966, com 68 anos de idade, e foi enterrado no Cemitério do Condado de Shelby.

O fato de que este é um cemitério público e cheio de sepulturas não marcadas revela a pobreza de Shade em seus últimos anos.