terça-feira, 29 de janeiro de 2019

BREWER PHILLIPS - O grande guitarrista dos Houserockers ,banda de Hound Dog Taylor




Além do talento incontestável de Hound Dog Taylor , sua cozinha : A banda Houserockers , constituída de Brewer Phillips ,guitarra e Ted Harvey , bateria explica o sucesso da Banda no começo da década de 1970.

O Blues contagiante dos Houserockers chamou a atenção do então funcionário da Delmark Records,Bruce Iglauer que diante da recusa da direção da gravadora , dispondo dos próprios recursos fundou a hoje reputadíssima Alligator Records lançando simultaneamente o primeiro e exclusivo artista da gravadora: Hound Dog Taylor.


Ademais, a razão da ausência de um baixista na banda se deveu a extrema competência de Phillips e Taylor como guitarristas que se revesavam no solos e nas bases das canções.
O ''Som Sujo'' das guitarras longe de comprometer a musicalidade era antes um '' charme '' uma especie de assinatura (Marca) dos Houserockers.

Embora o fato careça de fontes, Brewer muito provavelmente foi influenciado por Elmore James e outro discípulo do músico :J.B.Hutto. Tratava-se de um artista fantástico da guitarra, com solos muito bem trabalhados, bends e slides fantásticos , observados na maioria das faixas instrumentais gravadas pela banda.

Após a morte de Taylor em 1975, Phillips e Harvey uniram-se a J.B.Hutto numa nova formação dos Houserockers acrescida apenas da figura de Hutto como novo líder.


Posteriormente , Brewer gravou pelo menos mais três albuns em seu nome , (Whole Lotta Blues (JSP Records) Homebrew (Delmark Records, 1996)Well Alright (Black Rose, 2008)
apresentando -se em festivais e eventos relacionados ao blues.

Ele morreu de causas naturais em Chicago em agosto de 1999, aos 74 anos de idade.



sábado, 19 de janeiro de 2019

GÍRIAS NO BLUES (HOBO - Terceira Parte)


O Termo '' Hobo" aparece em muitas canções de ícones do estilo.
Entre estas , podemos citar '' Outdoor Blues '' com a lendária Memphis Minnie . Também na clássica '' Evil '' com Howlin' Wolf , '' Hobo Blues '' com o incomparável John Lee Hooker .
E em outras músicas de pioneiros do Blues como '' King Solomon Hill'' e '' Bessie Smith '' Respectivamente com os temas:
'' The Gone Dead Train'' e '' Young Woman's Blues'' .

"Hobo" é uma expressão , que assim como outros trocadilhos que aparecem em letras do gênero , pode ter várias conotações e significados dependendo do contexto em que é empregada.

Entre as variações de significados para '' Hobo " estão:

1 - Passageiro clandestino de trem de carga.

2- Derivado de ''hoe-boy'' garoto da enxada procurando por uma nova fazenda para trabalho.

3- Homem Sem teto, vagabundo, andarilho.

4 - Trabalhador Imigrante.

Assim , a riqueza encontrada em suas metáforas, fazem do blues um gênero ímpar e um dos mais expressivos.


sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

GUITAR PETE FRANKLIN



(16 de janeiro de 1928, Indianapolis, Indiana - 31 de julho de 1975,Indianapolis, Indiana)

Apesar de ser conhecido como guitarrista Franklin, foi igualmente hábil no piano.
Seu trabalho na guitarra foi influenciado pelo guitarrista Scrapper Blackwell , ao passo que no piano seu estilo era semelhante ao do lendário Leroy Carr, parceiro de Blackwell e (Curiosamente , inquilino da mãe de Franklin por um período ).

Entre os músicos com os quais dividiu os palcos estão: St. Louis Jimmy Oden , Jazz Gillum , John Brim , Sunnyland Slim e Tampa Red .
Como um músico bastante versátil , Franklin foi capaz de se adaptar ao blues elétrico , e forneceu apoio para muitos artistas.

Sua primeira gravação ocorreu em 1947, quando acompanhou St. Louis Jimmy Oden na guitarra em seu último single, "Coming up fast ".
O trabalho de Franklin em nome próprio começou em 1949 com seu single de lançamento, "Casey Brown Blues".

Em 1963, a Bluesville Records lançou THE BLUES OF PETE FRANKLIN (Impulsionada pela febre revival do Blues).
O álbum continha sua canção mais famosa," Guitar pete's blues ".
Pete sofria de doença cardíaca, e acabou sucumbindo a esse mal em Julho de 1975, em Indianopolis, Indiana aos 47 anos de idade.


quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

LEFTY DIZZ



(29 de abril de 1937, Osceola, Arkansas -7 de setembro de 1993, Illinois,Chicago)


Dizz foi sideman de Junior Wells , JB Lenoir e Hound Dog Taylor,  antes de gravar em nome próprio ao lado de sua banda:Shock Treatment(Tratamento de Choque).
Embora não haja ampla evidencia , Dizz pode ter sido irmão de outro bluesman: JOHNNY DOLLAR.

A primeira parte de seu nome artístico (LEFTY ,Canhoto) evidentemente "nasceu " porque era um guitarrista canhoto.
O segundo nome DIZZ relaciona-se com o nome do jazzista e trompetista Dizzy Gillespie . Segundo o baterista TED HARVEY que tocou com Dizz na banda de HOUND DOG TAYLOR a referência ao nome do Jazzista ao apelido de Dizz "nasceu" e foi dado por HARVEY de acordo com o costume de Dizz " tocar Jazz no Beco".

O músico gravou notáveis trabalhos ao lado de LOUISIANA RED e BIG MOUSE WALKER . Respectivamente : Walked All Night Long e Chicago Blues Festival 1979.

O Bluesman se apresentou em clubes de Chicago, como Kingston Mines , BLUES e o Checkerboard Lounge , e fez turnês internacionais.

Dizz tocou na gravação do Live at the Checkerboard Lounge, em Chicago em 1981, com Muddy Waters e os Rolling Stones, Mick Jagger, Keith Richards e Ron Wood.

Suas gravações de estúdio não captaram a essência de suas performances ao vivo.
Ele morreu dos efeitos de um câncer de esôfago em 7 de setembro de 1993, aos 56 anos de idade.




JOHNNY BIG MOOSE WALKER


(27 de junho de 1927, Stoneville,Mississippi -27 de novembro de 1999,Chicago,Illinois)

Foi sideman de inúmeros artistas e em função da enorme concorrência era um músico versátil.
Embora seus principais instrumentos fossem o piano e o orgão,Walker também tocava contrabaixo e foi como baixista que acompanhou o grande Muddy Waters.

Apesar de uma carreira longa , não diferente dos grandes ícones do Blues, o músico começou a se destacar na década de 1970.
O belíssimo trabalho de orgão que aparece no primeiro disco do guitarrista Son Seals(Son Seals Blues Band,Alligator records) tem sua assinatura.

Com o poder de sua música ecoando neste período teve quatro faixas anexadas na importante série Living Chicago Blues também da gravadora Alligator.

Excursionando pela Europa no final da década de 1970, participou do álbum do guitarrista Lefty Dizz, Chicago Blues festival,1979(Black and Blue records) além de gravar o ótimo: Going Home Tomorrow (Isabel Records).

Em uma carreira de mais de cinco décadas, foram muitas as suas contribuições para o estilo entre os diversos festivais e exibições, quer fossem em Chicago ou ao redor do mundo.

Nos últimos anos , com a saúde bastante debilitada vivia em uma casa de repouso, onde faleceu aos 72 anos em novembro de 1999.



sábado, 12 de janeiro de 2019

BIG LEON BROOKS




A Princípio influenciado por SONNY BOY WILLIAMSON II mas depois de observar LITTLE WALTER na Maxwell Street tornou-se fã e adepto do estilo inovador do Gaitista.
BROOKS costumava dizer que os grandes tocadores de harmonica exibiam-se pela década de cinquenta.
Segundo ele, eram estes que tocavam verdadeiramente com "Alma".


Com a enfase que a guitarra foi ganhando no Blues ,Brooks abandonou temporariamente a música, voltando a se apresentar somente nos anos setenta.

Foi anexado na importante coletânea LOW BLOWS AN ANTHOLOGY OF CHICAGO HARMONICA BLUES ao lado de importantes expoentes do estilo como CAREY BELL, MOJO BUFORD entre outros.

À medida que foi fazendo sucesso em casas de espetáculo e seu nome ganhando dimensão, Brooks participou também do famoso álbum LIVING CHICAGO BLUES da gravadora ALLIGATOR , resultando posteriormente na gravação do seu único disco LET'S GO TO TOWN .

Com crescentes problemas cardíacos ele morreria antes do lançamento do álbum, apesar de não tão famoso como outros nomes da Harmonica blues, foi um relevante expoente do gênero.




sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

SHERMAN ROBERTSON



(27 de outubro de 1948, Breaux Bridge , Louisiana , Estados Unidos )

O Blues de Sherman tem influências do Zydeco( Estilo de música que mistura o folk norte-americano originado no início do século XX no sudoeste de Louisiana com a presença constante do Acordeon ) Swamp Blues e o tradicional e clássico Blues de Chicago.
O músico teve influencia também de artistas como FREDDIE KING e FLOYD LONDON.

Sua trajetória ficou marcada desde contribuições ao lado de Clifton Chenier(Grande ícone do Zydeco) a participações nos festivais de Blues de San Francisco entre outros.

Desde as décadas de Setenta e oitenta , tendo gravado já ao lado de BIG MAMA THORNTON , o artista prossegue se apresentando e produzindo novos trabalhos.
É deste modo um dos grandes e destacados representantes de um Blues legítimo e característico apresentado em décadas anteriores.






HOUND DOG TAYLOR




(12 de abril de 1915 ou 1917,Natchez, Mississippi -17 de dezembro de 1975,Illinois,Chicago)

Foi por causa de Hound Dog Taylor que nasceu a gravadora Alligator.
Bruce Iglauer então funcionário da Delmark viu uma exibição do músico e seus Houserockers: Brewer Phillips,guitarra e Ted Harvey ,Bateria.

Impressionado , tentou convencer a direção da Delmark Records a contratá-lo no entanto, sem sucesso.
Então com suas economias , Iglauer ousou lançar Hound Dog Taylor , e para isso fundou o selo Alligator, que seria posteriormente a gravadora exclusiva de artistas como ALBERT COLLINS, JOHNNY WINTER, LONNIE MACK, KOKO TAYLOR, SON SEALS entre outros.

Três álbuns foram gravados, incluindo gravações ao vivo , antes da morte de Taylor em 1975.

Seu terceiro álbum, Beware of the Dog, foi gravado ao vivo em 1974, mas foi lançado somente depois de sua morte.

Mais lançamentos póstumos foram feitos, incluindo Genuine Houserocking Music e Release the Hound.

É verdade que a gravadora em tempos recentes tornou-se mais popular e comercial como meio de sobrevivência.

Mas de qualquer modo a iniciativa de Iglauer possibilitou um grande impulso ao blues e seus expoentes , lançando no decorrer dos anos , importantes trabalhos como a série living Chicago Blues , entre outras coletâneas de igual relevância.



sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

GÍRIAS NO BLUES (Segunda Parte)




Uma expressão muita curiosa do gênero aparece pelo menos em três canções do pioneiro do estilo, Son House.
São as músicas : Jinx Blues, I Ain't Goin' Cry No More e Special Rider Blues.
Nestas três canções , encontramos o termo " Crepe ou creper "
que numa tradução livre significa : (renda, pano) .
Porém , no blues '' Crepe ou Creper '' como gíria tem uma conotação bem diferente.
Quando esta palavra é empregada no Blues , ela é usada como uma metáfora para descrever pelo menos dois sentidos :


O primeiro para ' um modo vulgar de uma mulher lamentar o fim dos sentimentos por um homem' .
E o segundo simplesmente para ' Demonstração de luto'.

Mais que a expressividade comumente presente no estilo
o emprego contínuo de termos dessa magnitude revela a natureza profunda e extremamente significativa de canções do gênero.


https://www.youtube.com/channel/UCpvocVdlmo430bpJt85Igrg?view_as=subscriber

CLÁSSICOS DO BLUES - BLUES FOR REVEREND KING (George Harmonica Smith)



Os anos sessenta foram um período extremamente difícil para os negros norte Americanos em função da extrema segregação racial e discriminação.


Para combatê-las , Martin Luther King organizou e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei estadunidense com a aprovação da Lei de Direitos Civis (1964), e da Lei de Direitos Eleitorais (1965).

Em função de sua incansável luta pelos negros, Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968.

Assim, em homenagem a esse grande Homem, George Harmonica Smith fez uma canção intitulada Blues For Reverend King, anexada ao álbum Of The Blues .Assim como ele, o guitarrista Pee Wee Crayton ao Lado de Big Joe Turner também homenagearam King pela sua extrema importância com a música Martin Luther King Southside anexada ao álbum gravado ao vivo Big Joe Turner with Pee Wee Crayton.