terça-feira, 9 de abril de 2019

CLÁSSICOS DO BLUES -HELP ME(Sonny Boy Williamson II,Willie Dixon e Ralph Bass)




Um blues padrão gravado pela primeira vez por SONNY BOY WILLIAMSON II em 1963.
Este clássico nasceu de outra canção standard do Blues , a instrumental GREEN ONIONS ( Booker T. & the M.G.'s.)Em outras palavras, a estrutura (base) harmonica de Green Onions acrescida de letra.


HELP ME tornou-se um grande sucesso em 1963 alcançando a posição 24 na Billboard R & B .
Em 1966 a canção foi incluída na compilação MORE FOLK BLUES de Sonny Boy Williamson pela Chess Records.

Em 1987, "Help Me" foi introduzida no Hall of Fame Foundation Blues na categoria "Classics of Blues Recordings" .

A música em suma, fala de problemas corriqueiros do cotidiano,
onde o interlocutor clama por ajuda (help me) para diversas situações manifestadas na letra , enfatizando a necessidade de auxílio com a expressão " I can`t do it all by myself " " Eu não posso fazer tudo sozinho"...

Um grande clássico, regravado inúmeras vezes por grandes expoentes do Blues e identificada não apenas com Sonny Boy Williamson II, mas também com os gaitistas que seguiram uma linha semelhante como Junior Wells, Little Mack Simmons, Billy Boy Arnold, Snooky Pryor, Billy Branch, George Harmonica Smith, Carey Bell e etc .Portanto , mais do que um Blues clássico, Help Me Tornou-se um dos grandes hinos de gaitistas, assim como Last Night de Little Walter.



    
https://www.youtube.com/channel/UCpvocVdlmo430bpJt85Igrg

quinta-feira, 4 de abril de 2019

EDDIE KIRKLAND




(16 de agosto de 1923 ,Jamaica - 27 de fevereiro de 2011, Crystal River,Florida)

Conhecido como "GYPSY OF THE BLUES" (O Cigano do Blues)
é notório também pelas contribuições que fez ao lado de lendas do blues como JOHN LEE HOOKER.
Fez gravações pelos selos Trix, RPM Records , Fortune Records , Volt Records e King Records.


Kirkland moldou seu próprio estilo de tocar acordes abertos, inovando o áspero Delta Blues, variando-o com um blues elétrico como muitos bluesman substituindo o uso da palheta pelo uso do polegar .

Em 1973, JOHN SINCLAIR decidiu que o Festival de Blues e Jazz de Ann Arbor deveria saudar músicos de Detroit, Assim Kirkland participou do evento tocando ao lado de nomes como : Bobo Jenkins , Baby Boy Warren entre outros.

O músico jamais parou de tocar , sempre envolvido em turnês e gravações, ele morreu em um acidente automobilístico em em fevereiro de 2011 na Florida.
    








quarta-feira, 3 de abril de 2019

MAGIC SLIM





Morris Holt, mais conhecido como Magic Slim (Grenada, 7 de agosto de 1937 — Filadelfia, 21 de fevereiro de 2013) .

Nascido em 1937, cresceu nos campos de algodão a beira do rio Mississippi e se iniciou musicalmente tocando piano, instrumento que abandonou após perder um de seus dedos em um acidente com uma máquina de colheita. Adotou então a guitarra como instrumento favorito.


Aos 18 anos, foi para Chicago pela primeira vez, onde conheceu Magic Sam, o responsável por seu apelido. Sam ofereceu a Slim uma vaga de baixista no seu grupo.

Contemporâneo de nomes como Muddy Waters e Howlin' Wolf, suas primeiras gravações datam da década de 1960, tendo lançado mais de trinta álbuns durante sua carreira.

Era um representante da vertente mais enérgica do blues, sua banda, Teardrops era considerada como uma das últimas bandas a tocar o legítimo Blues de Chicago.

Há uma frase célebre de SLIM acerca do blues:

“ Se quer tocar blues, toque. Se não o sente, deixe-o, porque não se pode tocar o que não se sente. ”

Seus melhores discos são performances ao vivo, destaque para a série ZOO BAR(5 volumes) , e também dois ótimos discos , ao vivo,pelo selo MCM storyville,Let me Love you e Born Under a Bad Sign .

Magic Slim morreu aos 75 anos em um hospital da Filadélfia. Tinha vários problemas de saúde acumulados – doenças pulmonares, no coração e rins.