Esta canção tem uma história interessante.
A maioria das pessoas conhece esta música a partir das versões de Stevie Ray Vaughan, Big Walter Horton, Louis Myers entre outros.
Mas as raízes deste clássico remontam aos anos quarenta.
Embora Robert Geddins tenha ganhado a fama de autor da canção, havia uma gravação anterior dela com o pianista CURTIS JONES pela Okeh Records em 1941.
A letra da música com Jones difere um pouco das versões posteriores mas a melodia é a mesma.
Uma das fontes de Tin Pan Alley está na canção BAD AVENUE BLUES gravada também por Jones em 1937 e lançada pela gravadora BLUEBIRD.
Outra fonte está no blues 45 PISTOL BLUES com WALTER ROLAND lançado em 1935 pela ARC records.
Assim como TIN PAN ALLEY, 45 PISTOL BLUES descreve um bairro extremamente violento (Barra pesada) com histórico de assassinatos brutais.
O Blues é recheado de histórias envolvendo crimes com armas de fogo relacionados a disputas envolvendo jogatinas ou disputas sobre mulheres com um fundo histórico similar ao que de fato aconteceu com ícones como SONNY BOY WILLIAMSOM I e o lendário ROBERT JOHNSON , vítimas literais de locais violentos .
Ao que tudo indica 45 Pistol Blues serviu como base das canções subsequentes Bad Avenue Blues e Tin Pan Alley uma vez que foi gravada antes que as citadas em 1935.
45 Pistol foi gravada até pela lendária LUCILLE BOGAN entre outros.
Há a possibilidade também de que ROBERT GEDDINS conhecido como o" autor " de Tin Pan Alley tenha se apoderado da música de CURTIS JONES e apesar da evidência , essa possibilidade nunca foi definitivamente confirmada.
Com o lendário Stevie Ray Vaughan a canção acabou se tornando uma espécie de Auto-retrato musical assim como se deu com Texas Flood que com o Texano parece ter ganhado a versão definitiva.
Em postagens futuras voltaremos a abordar temas clássicos do Blues que retratam assim como TIN PAN ALLEY fatores como violência(Bairros perigosos) e disputas envolvendo jogatina e mulheres, temas muito recorrentes em canções do gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário