quinta-feira, 30 de março de 2017

AS ORIGENS DO BLUES - Segunda Parte



Nos sábados à noite predominavam as canções profanas, como o blues.
E assim como no spiritual e nas canções de trabalho, o blues é um gênero baseado no estilo “chamado-e-resposta”.

Só que enquanto naquelas o “chamado” é feito por um cantor e a “resposta” vem do coro, no blues esse “chamado-e-resposta” fica por conta do próprio bluesman.
Esse lamento individual era acompanhado pelo som do banjo ou do violão.


quarta-feira, 29 de março de 2017

AS ORIGENS DO BLUES - Primeira parte


O blues ecoava intensamente nos sábados à noite pelo delta do rio Mississippi no começo do século 20.

Após uma semana de trabalho exaustivo nas plantações de algodão, os trabalhadores negros se reuniam para comer peixe frito, beber uísque, cantar e dançar ao som de canções sobre amores perdidos, aventuras sexuais, traições amorosas, viagens sem destino e os infortúnios do trabalho.

Com esses temas, o blues logo foi considerado música do Diabo pelos pastores locais e restava aos pais e esposas dos bluesmen orar por suas almas. Mas, se o diabo era o pai do blues, a situação de pobreza enfrentada pela população negra era a mãe.

Após a Guerra de Secessão (1861-1865) que resultou na abolição da escravatura, a economia do sul dos Estados Unidos devastada por anos de batalhas e com suas plantações baseadas no trabalho escravo enfrentou uma situação caótica.

Assim, as condições de vida dos ex-escravos e seus descendentes eram precárias. Restava a eles o trabalho duro e extenuante, em condições climáticas implacáveis, e mal remunerado das plantações.


segunda-feira, 13 de março de 2017

CORNELIUS BRIGHT





Obscuro músico , e como tal informações sobre este artista parecem se limitar às suas gravações.
BRIGHT aparece em coletâneas de Country Blues, ostentando um estilo similar ao de JACK OWENS e expoentes como ambos do Blues de Bentonia,Mississippi.
As canções mais notórias por ele gravadas foram: Devil Got My Woman , e My Baby's Gone .
O Bluesman foi anexado também na coleção Giants of Country Blues Guitar volume 2 da gravadora Européia Wolf.
Seu Blues era interpretado com bastante entrega e sentimento.



quinta-feira, 2 de março de 2017

CLÁSSICOS DO BLUES -SAD HISTORY (Blue Smitty)


Curiosamente este tema tem sua introdução com a melodia principal da "Marcha Fúnebre" do compositor clássico Choppin, justamente para enfatizar " o conteúdo trágico melancólico da canção".
Há casos similares no blues.
DETROIT JR no álbum Chicago Urban Blues, com a faixa Christmas Blues , imita a melodia de um "tema de Natal" com um certo tom de "Sarcasmo" acentuando deste modo sua intenção com o tema.

ALBERT COLLINS fez algo semelhante com a música SNOWED IN do disco Frostbiite.
Em certos trechos da canção, o Texano imitou com a guitarra o som de um motor de automóvel, para ilustrar as tentativas de um homem preso na neve com o carro.

São por razões como as acima descritas que o Blues é mencionado como um dos estilos musicais mais "Expressivos" .Esta ocorrência em canções do gênero exalta também a fantástica criatividade de seus expoentes.