Embora a canção seja atribuída a PETWAY com base na sua gravação de 1941, não se pode afirmar que a sua versão seja a original e a fonte das versões posteriores.
Com base no estudo de pesquisadores do Blues , especula-se que CATFISH BLUES tenha sido escrita pelo "Misterioso" Bluesman TOMMY McCLENNAN Porém gravada por ele com outro título " DEEP BLUES SEA" . Interessante ressaltar que a estrutura harmônica e melódica de "DEEP BLUES SEA" é exatamente igual a de "CATFISH BLUES".Portanto, a tese de pesquisadores sobre Catfish Blues nascer de Deep Blues Sea de McClennan parece fazer bastante sentido.Essa tese parece ganhar ainda mais força, levando -se em conta um relevante fato envolvendo o notório Bluesman "HONEYBOY EDWARDS e ROBERT PETWAY".
Honeyboy seguidor de Petway teria em certa ocasião perguntado a Petway se ele havia escrito Catfish Blues . A resposta foi:" Eu tocava essa música para as pessoas dançarem , ela estava na minha cabeça como muitas outras canções antigas do velho país".Em sua autobiografia, HONEYBOY Lembrou de um guitarrista expoente do Delta Blues , oriundo de Leland ,Mississippi," TOM TOY ," que era conhecido por se apresentar cantando " Catfish Blues ".
Curiosamente, Toy "Jamais" a gravou. Este fato tem significativa Relevância porque traz evidencia de que as origens de CATFISH BLUES "podem ser ainda mais profundas e anteriores."Realmente, volvendo ao velho Delta Mississippi, há inúmeras canções similares a Catfish Blues que podem fornecer as respostas tanto para o seu nascimento como também para o nascimento de "DEEP BLUES SEA".
Outra curiosidade envolvendo "CATFISH BLUES" é que dela nasceram canções variantes.
Por exemplo, a Famosa "ROLLING STONES" de MUDDY WATERS que deu origem ao nome de uma das mais famosas bandas de Rock, foi extraída da base harmônica ,melódica e letra de CATFISH BLUES .
Há muitos casos semelhantes e histórias parecidas envolvendo muitas outras canções de blues.
Como o Blues é tradição, muitas canções antigas , À medida que foram sobrepujando o tempo, foram sofrendo alterações ao passo que eram interpretadas por novos cantores.
A estrutura Harmônica na maioria dos casos era mantida, o que comumente sofriam alterações eram as letras e o título. Assim , de uma canção poderiam nascer várias ...e é muito comum canções similares serem na verdade a mesma canção com algumas variantes. "O Blues "e suas muitas histórias. São relatos como os mencionados aqui que fazem do "BLUES" um gênero musical "ÍMPAR" e é esse fundo histórico que permeia a verdade por trás de muitas canções clássicas do estilo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário