segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

GÍRIAS USADAS NO BLUES (Primeira Parte)



Além da expressividade e musicalidade encontradas no Blues, outra característica muito presente no estilo, são as gírias usadas por bluesman.
Com o mesmo objetivo com que são usadas as figuras de linguagem (Metáforas, comparações e etc) as gírias, eram usadas pelos artistas com o objetivo de se camuflar a real intenção por trás das letras.

Entre estas expressões ou trocadilhos , vamos encontrar termos usados com conotação lasciva(sexual), outros relacionados à bebida e ainda outros , que mascaravam ferozes protestos a chefes ou governantes.

Nesta primeira, de uma série de postagens , vamos considerar a
Expressão " BACK DOOR MAN/FRIEND " essa gíria usual entre artistas do gênero aparece nas canções ''I Crave My Pigmeat'' com Blind Boy Fuller , também "Back Door Man" com Howlin' Wolf e em "Back Door Friend"com Lightnin' Hopkins.

Esse " termo '' '' Back Door Man/ Friend " aparece nas canções como uma referência ao '' Amante de uma mulher casada'' em '' Back Door Man de Willie Dixon interpretada por Wolf, há pesquisadores que discordam deste entendimento. No entanto, a maioria dos musicólogos e pesquisadores do gênero ,tendem a respaldar a ideia mencionada acima.



sábado, 15 de dezembro de 2018

PAT RUSHING (Little Pat Rushing)




Músico absolutamente obscuro.De sua vida nada se sabe.
Era entretanto, muito atuante na área de comércio hoje extinta da Maxwell Street. Isso é respaldado por amplo material fotográfico , onde aparece ao lado de nomes como Big Walter Horton e Maxwell ' Jimmy Davis ' Street .
Como muitos bluesman, o artista jamais transcendeu a reputação de sideman de nomes do blues, sobretudo os acompanhando na já citada área comercial de Chicago.
Entre o pouco material gravado dele em vídeo, há um documentário de 1978, intitulado : Maxwell Street - Gone Forever | To Touch A Dream (Anexado aqui).
Importante ressaltar que neste mesmo local (Maxwell Street )se exibiram nomes como Robert Nighthawk, Big Walter Horton, Carey Bell, Little Walter, Earl Hooker, Junior Wells, entre tantos outros.(Pat Rushing and Maxwell Street Jimmy Davis,foto).




MAXWELL STREET JIMMY DAVIS



(2 de março de 1925,Mississippi - 28 de dezembro de 1995,Chicago,Illinois )

Como já sugere seu nome artístico, Maxwell Street Jimmy Davis tocou por décadas na antiga área comercial de Chicago da Maxwell Street.
Anteriormente, ele tocara em Detroit com JOHN LEE HOOKER.
Foi HOOKER quem lhe ensinou a tocar guitarra , o que explica a semelhança entre seus estilos e destreza.

JIMMY DAVIS MAXWELL STREET gravou apenas dois discos.
Um em meados dos anos sessenta, durante o apogeu da febre revival do Blues, cujo título levou seu nome pela gravadora Elektra e outro no final dos anos oitenta pelo selo Wolf Records,acompanhado pelos bluesman LESTER DAVENPORT (Harmonica) e KANSAS CITY RED (Percussão).

O Músico era um símbolo da hoje extinta área de Mercado da Maxwell Street.
Seu estilo combinava a execução de uma poderosa guitarra aliada a um vocal forte e provocativo.

DAVIS possuía um restaurante nos arredores que abandonava temporariamente para suas apresentações.

Sua constância na Maxwell Street além de lhe render o apelido como músico, resultou em uma famosa foto publicada na capa da publicação BLUESSPEAK : The Best Of The Original Chicago Blues Annual de 2010.

Apesar da falta de êxito comercial de seus trabalhos e sua não tão grande popularidade, MAXWELL STREET JIMMY DAVIS foi um dos maiores expoentes do Legítimo Blues de Chicago.
Ele morreu em dezembro de 1995.



sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

CLÁSSICOS DO BLUES - MONEY TREE BLUES (Atribuída a Willie Dixon)



Entre a variada temática encontrada em letras do blues, figuram também canções que exploram o tema "dinheiro" ou problemas associados a ele. Não raro, "Jogatina" outro tema muito explorado no gênero atrelado a ele.


Money Tree de Dixon, tem uma letra muito curiosa cujas expressões permitem vários debates e interpretações:

" My baby she's got a money tree ...
" Meu amor, ela tem uma árvore de dinheiro...

Esta expressão , lembra um "conceito demasiado fantasioso" entre bluesman(s) do Mississippi, de que em Chicago, dinheiro brotava das árvores. Evidentemente , a termologia encontrada no verso, é alegórica, representativa , curiosamente havia quem levasse a coisa ao pé da letra. Vejam o depoimento do bluesman : Shelby Papa Jazz Brown (cantor-violonista):

"Tinham-me dito que em Chicago o dinheiro crescia em árvores, que quando fui lá levei dois grandes sacos para colhê-lo...
Eu estava lá com meus dois sacos e olhava cada árvore para ver se nela cresciam folhas ou dólares. Jamais encontrei dinheiro.
..Fiquei lá 13 anos e depois voltei para casa, em Leland (Mississippi). Chicago, na verdade, é uma cidade dura demais "

Não Obstante, outra expressão encontrada em Money Tree,
De acordo com alguns pesquisadores sugere algo bem diferente. Trata-se do Termo'' Shake '' encontrado no terceiro verso: " If she don't ''shake '' for you, she'll surely ''shake'' for me...
" Se ela não tremer por você, ela certamente tremerá por mim...

Dependo da época , o termo "Shake" encontrado em letras do estilo, poderia ter vários sentidos ,entre os quais: " Festa de Renda,Dança Erótica, podendo ser usado no sentido de abalar e extorquir alguém" .

Musicólogos tendem a concluir que esta Termologia encontrada em Money Tree de Dixon, é sugestiva de "Prostituição" e a "árvore de dinheiro " Sendo o próprio corpo da mulher " que produzia lucros para o seu "senhor ou cafetão".

Eis aqui , mais um caso de uma música de letra ambígua , muito usual no blues, permitindo diversas interpretações.
A versão anexada aqui foi gravada pelo baterista Kansas City Red(Foto ao lado de Louis Myers, Jimmy Rogers e John Littlejohn) e foi incluída no Lp Harmonica Blues Bands(Bring Me Another Half-A-Pint) Barrelhouse Records,em 1976).



quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

CLÁSSICOS DO BLUES - BLUEBIRD BLUES (Atribuída a SonnyBoy Williamsom II)



Outra característica muito presente em clássicos ou não do Blues são a figura de animais , colocados nas letras com uma conotação ilustrativa, Alegórica, muitas vezes como figuras de linguagem, com o objetivo de transmitir mais peso e reforçar os sentidos daquilo que se pretendia expressar.

As expressões "dog" ''Rooster" "alligator" entre outras, muitas vezes aparecem, além do que mencionamos, como uma gíria usual entre os bluesman.

Em Bluebird Blues, a maioria dos pesquisadores tendem a apoiar o " Pássaro triste " como um "mero mensageiro" usado pelo interlocutor para levar seu estado, notícias suas, à sua bem amada distante.

"My bluebird, bluebird, please take this letter down south for me

"Meu Pássaro triste, por favor leve esta carta ao sul para mim

Well, that you can tell her I'm up here in St. Louis but these times is awful doggone hard ...

Bem, diga a ela que eu estou aqui em St.Louis mas esses tempos são absolutamente difíceis"...

Como um mensageiro de más notícias , o pássaro não poderia ser senão triste, esta é a ideia transmitida pelo Termo (Blue 'Triste,Bird 'pássaro).

Em outros casos, como em "Red Rooster Blues" de Willie Dixon além do sentido alegórico , uma referência a uma lenda sobre um galo que teria salvado todo o curral, é usado como "Figura de Linguagem" E há quem defenda que foi usado como um símbolo fálico , porém , há ampla oposição a esse entendimento.

A gravação postada aqui é de um bluesman obscuro: Sonny Boy McGhee, a adoção do nome de Sonny Boy , evidentemente aludindo a sua admiração talvez pelos dois Sonny Boys (John Lee Curtis e Rice Miller).

A música foi anexada em 1975 no Lp Harmonica Blues Bands (Bring Me Another Half-A-Pint ,Barrelhouse Records).



CLÁSSICOS DO BLUES - GOOD MORNING BLUES (Autoria atribuída a Leadbelly)



Uma canção em saudação ao blues.
Este grande clássico ganhou inúmeras versões.
A letra envolve uma espécie de conversação entre o interlocutor e o "BLUES".Similar ao diálogo realizado entre duas pessoas após uma saudação rotineira pela manhã.

Além da citada saudação,onde o interprete indaga ao "Blues " como este anda indo (Apesar da convivência frequente com este) o interlocutor profere expressões curiosas em definição ao blues como aqui segue:
"Well the blues ain't nothin' but a poor workin' man feelin' down"
"Bem o Blues não é nada mais que o mísero trabalho de um homem se sentindo (Triste) para baixo"...

Alguns críticos do Blues sugerem que a expressão GOOD MORNING BLUES , e a imaginada comunicação entre o interprete e o "Blues " trazem a ideia de que este sentimento (Blues) é permanentemente sentido pelo homem em sua rotina, em seu dia a dia .

O Versos seguintes respaldam isso:
"Couldn't get you outta my bed
Went to eat my breakfast and
The blues was all in my bread"
"Não foi possível tirar você da minha cama,
fui tomar meu café da manhã e o Blues
estava presente em meu pão"...

Independente do que o homem fizesse o blues estava com ele, era
sua companhia constante e inseparável.

Como se sente o blues? Se você tem uma boa mulher e ela de repente te abandona, você tem imediatamente o Blues, se o seu carro quebra num lugar inóspito , ali estará presente o blues, enfim em todas as situações sem aparente conserto ou solução ali estará presente o blues. Contudo, o Blues não é apenas tristeza.Ele ao contrário pode ser na verdade a forma ideal de combatê-la.Como faziam os pioneiros do estilo, durante as notórias WORK SONGS.

Nos períodos de extrema segregação racial Americana, o Blues era a linguagem usual dos afro-americanos expressarem seus pesares e descontentamentos. Portanto, "O Blues" poderia bem como pode assumir várias "Facetas" e até mesmo ser usado como forma de "Zombar" Dos dissabores e problemas " e deste modo combatê-los e sobrepujá-los.

(Easy Baby ,foto)


domingo, 9 de dezembro de 2018

CLÁSSICOS DO BLUES - ME AND THE DEVIL BLUES(Robert Johnson)



Aqui um tema que toca em uma temática presente em muitas canções do gênero: O envolvimento com o sobrenatural, com o universo místico e suas lendas e superstições .

Canções dessa natureza , sem dúvida , ajudaram a fomentar a fama de que Robert Johnson era de fato um sujeito misterioso e sobretudo envolvido com o mundo sobrenatural.

O caráter místico do tema é manifesto logo nos versos iniciais:

Early this mornin' When you knocked upon my door
Hoje de manhã quando você bateu em minha porta

And I said, Hello, Satan I believe it's time to go
E eu disse, olá, Satã acho que é hora de irmos

Embora o blues esteja recheado dessas historias, de pactos
feitos em encruzilhadas, onde em troca da alma, o músico recebia uma habilidade incomum de tocar, alguns pesquisadores
sugerem o "Mal '' ou '' Satã" como sendo o próprio blues.
Isso é respaldado pelo tema ' Me and The Devil Blues 'que numa tradução livre significa "Eu e o Demônio Blues ".

Essa linha de raciocínio acontece porque como ocorre com muitas canções do estilo, Me And The Devil Blues , é uma música de natureza ambígua , que permite inúmeras interpretações.

De acordo com esta linha de pensamento o "Demônio''que andava com Johnson em outras palavras, o ''próprio Blues'' e ''seus sentimentos '' , eram os fatores que entre outras coisas, impeliam o homem a espancar sua esposa como se vê nos versos abaixo:

' Me and the Devil Was walkin' side by side
Was walkin' side by side And I'm goin' to beat my woman
Until I get satisfied'.

Mas esta é apenas uma interpretação , a música permite várias.
E há quem quem prefira acreditar, numa linha de manifestação demoníaca no homem literalmente falando, como o fator a explicar sua atitude de tamanha brutalidade contra a mulher.

O Blues de Betonia, com expoentes como Jack Owens é recheado dessas histórias com pactos, feitiçarias , atrelados a muitas lendas e superstições. Ocorrendo o mesmo, no Berço do Blues, o Mississippi,com ícones como Tommy Johnson, que segundo seu irmão Ledell , teve mesmo um pacto com o Belzebu numa encruzilhada , em troca de fama e prestígio.
Uma história similar, foi fomentada mais tarde com Robert Johnson , mas ao que tudo indica com objetivos de Marketing.




sábado, 8 de dezembro de 2018

RILER ''ICEMAN '' ROBINSON



(Data de Nascimento desconhecida, Winona, Mississippi)

Outro grande talento , entre tantos ,a figurar na obscuridade.
De família numerosa, como inúmeros bluesman trabalhou cedo nos campos de algodão e de milho.
Aprendeu a tocar guitarra aos 13 anos, de um violonista que lhe ensinou os caminhos do Blues.
Ainda mais fomentado pela admiração por Lightinin' Hopkins, Elmore James ,Hound Dog Taylor e Little Milton.


Uma vez em Chicago ,  na década de 1960, tocou na famosa área comercial de Chicago , Maxwell Street , lugar onde brilharam também Little Walter, Big Walter Horton, Robert Nighthawk,Earl Hooker, entre outros.

Em 1980, Robinson integrou a banda Blues Kings, a mesma que acompanhou o casal John Embry e Queen Sylvia Embry no lp,After Work,(Razor Records) neste trabalho, o bluesman cantou a faixa Worry, Worry , uma peça clássica do Blues.

O músico em toda sua carreira, gravou apenas um álbum:I've Never Been Loved (Eu nunca fui amado),Fedora records.
Por cuidar da esposa muito doente, Robinson não tem como se dedicar a carreira.
O Sentimento do músico pelo blues fui muito bem expresso em uma frase dita no ano de 1994:
" O blues me oferece um alívio contra a dor que encontro na vida. Eu trabalho com minha raiva, alegria, amor, tristeza e expresso tudo isso através da minha guitarra!"

Apesar do talento ímpar, Robinson  prossegue desconhecido.


quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

TOMMY JOHNSON



(Janeiro de 1896,Terry, Mississippi - 1 de novembro de 1956
Crystal Springs, Mississippi)

Uma das maiores lendas do Blues e um dos músicos mais influentes do Estilo.
Johnson carrega consigo tudo o que caracteriza um legítimo bluesman: Alcoólatra e de vida itinerante e acrescido a isso um pacto com o "Tinhoso " que posteriormente ganhou fama com outro mito, Robert Johnson (mas ao que tudo indica fomentado com objetivos de marketing) No caso de Tommy, a história do pacto em uma encruzilhada, foi confirmada por seu irmão Ledell).(Nota: Tommy Johnson não tem nenhum parentesco com Robert Johnson).

As gravações de Johnson o estabeleceram como o principal vocalista do blues Delta de sua época, com uma voz poderosa que poderia ir de um grunhido a um falsete.

Seu estilo influenciou nomes que mais tarde se tornariam grandes ícones do estilo como :Robert Nighthawk e Howlin 'Wolf (cuja música "I Asked for Water" foi baseada em "Cool Drink of Water Blues" de Johnson).

Johnson morreu de um ataque cardíaco depois de jogar em uma festa em 1956. Ele foi enterrado no Cemitério da Igreja Metodista de Warm Springs, nos arredores de Crystal Springs, Mississippi. Em 2001, sua família encomendou uma lápide através do Zion Memorial Fund , uma corporação sem fins lucrativos do Mississippi; paga pela cantora e guitarrista Bonnie Raitt.



SAM MYERS



( Laurel, Mississippi,1938 - Dallas,Texas ,2006)

Desde a década de cinquenta atuante na cena do blues ,teve o privilégio de tocar como baterista de Elmore James, até a morte do artista em 1963.
Myers também é creditado por gravações históricas da Chees records.
Seu famoso Single "Sleeping In The Ground" foi regravado por grandes astros da música como Eric Clapton e Robert Cray .

Depois da morte de James, a harmônica tornou-se seu instrumento definitivo.
De meados dos anos sessenta até 1986 , trabalhou em clubes nos arredores de Jackson , abrangendo as regiões do lado sul, área famosa por amargos períodos de segregação racial, apelidado de Circuit Chitlin.
Percorrera também o mundo, em especial a Europa ao lado de Queen Sylvia Embry, cantora e baixista com a então MIssissippi Al stars blues band.

Em 1986 com o guitarrista Anson Funderburgh fundou a a banda The Rockets, com a qual gravaria excelentes trabalhos, participando de inúmeros eventos e festivais , inclusive aparecendo em uma gravação de vídeo intitulada Blues Alive(1990) Na qual, figuraram também Albert Collins,Otis Rush,Junior Wells, Buddy Guy,Charles Brown, entre outros.

Com o passar dos anos,sua saúde foi declinando em especial por causa de um câncer na garganta, que o levou a morte em 2006.
Neste mesmo ano a Universidade Press Of Mississippi publicou sua autobiografia cujo titulo rezava: '' O Blues é minha História" Cuja narrativa tratava de um mergulho nas lembranças de Myers pelas estradas, em inúmeras turnês.

Embora desconhecido sobretudo aqui no Brasil, Foi um grande expoente do gênero (Harmonica Blues).Ao lado da Banda The Rockets ganhou inúmeros prêmios em reconhecimento do seu incrível talento aliado a músicos notáveis como A.Funderburgh.




JIMMY JOHNSON (James Earl Thompson)





(25 de novembro de 1928,Holly Springs , Mississippi )

Influenciado por Buddy Guy e Otis Rush, foi sideman de Freddie King , Albert King , Magic Sam , Eddy Clearwater entre outros.

Suas primeiras gravações sairam pela MCM Records em meados dos anos setenta com um disco ao lado de LUTHER "GUITAR JUNIOR" JOHNSON intitulado MA BEA'S ROCK e um em seu nome com o título TOBACCO ROAD.
Suas performances nos clubes o levaram a gravar quatro faixas na coleção LIVING CHICAGO BLUES da gravadora Alligator .

Sua carreira prosseguiu indo bem ate dezembro de 1988 quando um acidente com sua van de trabalho matou seu tecladista St. James Bryant e o baixista Larry Exum .

Johnson lesionou-se e extremamente chocado com o ocorrido teve a partir de então um hiato prolongado na indústria da música.

Ele voltou na década de noventa, gravando com seu irmão Sil e prossegue até hoje como um dos principais expoentes do Blues de Chicago , excursionando para inúmeros lugares dos Estados Unidos , América Latina e Europa.
É um dos remanescentes artistas do Blues da geração nascida entre a década de 1920,1930,1940 ao lado de Buddy Guy e Billy Boy Arnold.

CLÁSSICOS DO BLUES - FELL SO BAD(Chuck Willis)





Um clássico do Blues também riquíssimo no que tange a figuras de linguagem como comparações .


O interprete compara seu estado de pesar a uma partida de Beisebol em um dia chuvoso.
Novamente o termo "Rain" (Chuva) é empregado numa conotação negativa, representando "dor, pesar, desalento" como já mostrado em outras canções standards do gênero.

"Fell so Bad
Fell like a ballgame on a rainy day "
"Me sinto tão Mal
Sinto-me como um jogo de Beisebol em um dia chuvoso"

"Since I lost my baby
I shake my head and walk way"
"Desde que perdi minha garota
Eu sacudo a cabeça e parto (sem destino) a pé"

"I'm Trying to tell you people
Tell you just how I fell
"Estou tentando dizer às pessoas
Como exatamente me sinto"

"Gonna ride Away
Vou para (muito)longe

I'm so Lonely
estou muito solitário

I fell so bad
Me sinto tão mal

I'm Gonna Leave this Town
I Can't stay no Longer"...
Eu vou deixar esta cidade
Não posso mais ficar (aqui)"...

Um tema desesperado, onde mais uma vez o amor é mencionado
como fonte de desventura e não de alegria.

Fell so bad foi gravada também por ícones como Elvis Presley ,Little Milton, Jimmy Dawkins entre outros,a canção era também uma peça constante nas turnês do guitarrista Otis Rush .Big Voice Odom(Foto) gravou uma versão ótima do tema anexada no álbum Ma Bea's Rock dos guitarristas Jimmy Johnson e Luther Guitar Junior Johnson(Mcm Records).