quarta-feira, 15 de abril de 2020

A RELEVÂNCIA DE ROBERT JOHNSON, SON HOUSE E KOKOMO ARNOLD PARA O BLUES - ROBERT JOHNSON - Última Parte



A "fama " de Robert Johnson propagou-se fortemente em função do seu indiscutível talento e também em virtude das histórias de pactos a princípio difundidas por àqueles que o invejavam - mas que acabaram servindo como poderosa "Publicidade" a imortalizar seu nome .

Son House explorou muito bem a ' lenda acerca do pacto' a propagando entre os entusiastas jovens do blues na década de 1960 e a tática deu certo. O pacto não teria acontecido com Robert Johnson mas antes com Tommy Johnson , história confirmada pelo seu irmão Ledell. Mesmo assim , a história aplicada a Robert o transformou na maior lenda do estilo.

Além da mítica que envolve seu nome. A grande contribuição de Johnson ao blues, envolve a roupagem nova que ele deu ao estilo. As canções dos períodos pré - blues assim como as mais antigas formas de blues não possuíam um padrão musical rígido.

Robert Johnson pegou essas canções e as padronizou com doze compassos, com turnarounds do décimo primeiro compasso ao décimo segundo. Talvez em função disso, muitos equivocadamente atribuem a ele a criação do Blues.
Quando na verdade ele apenas deu uma cara nova ao estilo.

Assim, indubitavelmente Robert Johnson foi um nome importantíssimo para o Blues. Mas não menos importantes foram Son House que influenciou gente de peso como Muddy Waters e Howlin' Wolf .
E com similar peso , Kokomo Arnold conseguiu impactar Robert Johnson que com a combinação Talento agregado às superstições e lendas se tornou o maior nome do gênero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário