Nos períodos Pré Blues e depois , mesmo nos primórdios do gênero, o Blues não possuía ainda um padrão musical plenamente identificável. No início, as levadas eram mais livres.
Mesmo com a evolução musical que o estilo veio obtendo, algumas regiões, como a Carolina do Norte assim como a Carolina do Sul prosseguiram ostentando vertentes antigas do gênero como o Piedmont Blues , com dedilhados sofisticados semelhantes aos observados na musica folk. Ao passo que outras regiões, como ao norte do Mississippi, prosseguem mesmo hoje demonstrando influencias do Hill Country Blues , (um estilo que valoriza o prolongamento em um mesmo acorde e as levadas rítmicas ) observado na música de R.L.Burnside, Jessie Mae Hemphill e Mississippi Fred McDowell.
Assim, mesmo com a fórmula clássica que o Blues desenvolveu com os seus doze compassos com turnarounds do décimo primeiro compasso ao décimo segundo, muitas regiões Norte Americanas continuam cultuando as vertentes mais antigas do estilo.
Isso explica o porque durante o período revival do Folk e do Blues nos anos sessenta, muitos artistas ostentavam em suas performances um estilo mais livre de levada , como a observada nos dedilhados de expoentes do Blues, como Mississippi John Hurt, Willie Trice, Henry Johnson, Guitar Shorty entre outros.
Esse desapego ao padrão clássico do blues de doze compassos , continua evidente em outras regiões norte Americanas como o distinto Blues de Bentonia , Mississippi , bem como em outras regiões que continuam ostentando elementos do Piedmont Blues e do Blues da Carolina do Norte e do sul.
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