(6 de setembro de 1925 , Dunleith, Mississippi - 29 de agosto de 1976, Oakland,Califórnia)
Foi cantor, guitarrista e gaitista e simplesmente não há no blues um som tão facilmente digerível, acessível, instantaneamente reconhecível, e tão fácil de tocar e cantar como o dele.
Suas mais conhecidas canções tornaram-se parte do repertório do blues standard.
Seu nome completo era Mathis James Reed e seu estilo era simples e facilmente imitado por todos, desde bandas de garagem até por Elvis Presley e os ‘Rolling Stones’, fazendo com que ele se tornasse um dos bluesman mais influentes.
E o mais surpreendente é que ele não possuía absolutamente nenhuma experiência técnica em qualquer um dos instrumentos escolhidos e a voz, certamente, não tinha a intensidade feroz de Howlin' Wolf ou Muddy Waters.
Reed manteve sua reputação, apesar do alcoolismo, às vezes a sua esposa teve que ajudá-lo a lembrar das letras de suas canções, durante as gravações.
Em 1957, Reed foi diagnosticado com epilepsia, por um longo tempo , os médicos presumiram que fosse ‘delirium tremens’. Apesar de seus numerosos sucessos, os problemas pessoais o impediram de alcançar o mesmo nível de fama de outros artistas da época, embora tivesse mais hits que os demais.
Em 1968, excursionou pela Europa com o ‘American Folk Blues Festival’. Jimmy Reed morreu de insuficiência respiratória, oito dias antes de completar 51 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário