Muitas letras de canções de blues tratam da temática" CADEIA " "PRISÃO" e consequentemente o ambiente vivido em "Penitenciárias".
A reincidência desse tema ocorre muito no blues, pelo fato de vários bluesman(s) terem experimentado a amarga vida atrás das celas em virtude de vários fatores.
Muitos foram presos por exemplo no período da lei seca Americana(na década de vinte)contrabandeando bebidas.
Outros eram encarcerados por cometerem adultério (Mas neste caso o que realmente pesava era o fato de serem negros)Quando um negro se envolvia em uma relação adultera com uma branca era preso sob a acusação de Adultério , mas o que pesava nestes casos era a "Cor da pele" como se deu com o lendário LIGHTNIN 'HOPKINS ainda bem jovem.
(Na maioria dos casos) muitos foram presos por motivo de assassinato e em alguns casos , em legítima defesa.
O notório bluesman ROBERT PETE WILLIAMS foi descoberto por importantes musicólogos dentro da prisão quando cumpria pena por assassinato, ao que tudo indica por legítima defesa.
Foi-lhe concedido posteriormente perdão, mas ele cumpriu uma longa pena inclusive em Angola. E são muitos os casos similares.
JOHN HENRY BARBEE Depois da participação de uma das edições do American Folk Blues na Europa(Assassinou um homem )com o automóvel que comprara com o dinheiro resultante do festival.Ao que tudo indica foi assassinado na prisão, mas alegaram suicídio.
Além do clima dos presídios retratados em canções, Muitos bluesman se apresentavam em penitenciárias como se pode atestar em vídeos do you tube com FREDDIE KING, B.B.KING e LITTLE MILTON. Os dois últimos inclusive gravaram discos em presídios. Assim, além de temas que vão desde jogatina, sexo, desilusões amorosas, bebedeiras, o ambiente dentro de presídios é amiúde exposto também nas canções de Blues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário