sexta-feira, 23 de abril de 2021

CLÁSSICOS DO BLUES - FIRST TIME I MET BLUES ( Little Brother Montgomery )


É um tema semelhante a outro clássico do gênero, Good Morning Mr Blues , atribuído a Leadbelly , onde o interlocutor exerce uma espécie de conversação com o ' Blues '.
'' The first time I met the blues
'' A primeira vez que eu encontrei o blues
I was walkin' down through the woods...''
Eu estava andando através dos bosques ...''
O trecho em especial abaixo chama a atenção:
'' Blues, you know you done me, you done me all the harm that you coul
'' Blues, você sabe (tem ciência ) que você me fez todo o mal que me poderia ...''
Aqui fica explicito o sentimentalismo presente no blues. O interlocutor não culpa o blues racionalmente pelo seu sofrimento, antes é um desabafo irrefletido , típico de alguém atormentado pelas agruras da vida.
Curiosamente, este tema integrou o filme Chicago Blues de 1972, e foi originalmente apresentado em um Show em Chicago provavelmente em 1969.
À luz das imagens em que esta música foi exibida , a razão do sofrimento vivido pelo interprete, seria a brutal desigualdade social e econômica sofrida pelos Afro Americanos em pleno apogeu de discriminação racial .
Exibem-se os ghettos de Chicago, compostos por negros, muros pixados, em que se ostentam frases do tipo ' Black Power' , clubes com ilustrações de artistas como Albert Collins, Freddie King, Muddy Waters , uma espécie de ' estandarte de orgulho do blues' , como a música visceral nascida em meio aos tormentos e injustiças sofridos pelos negros.
Esta faixa foi inclusa evidentemente no Lp 19 Tracks From The film Chicago Blues , ao lado de temas de Muddy Waters, J.B.Hutto, Johnny Young, Mighty Joe Young entre outros.
The first time I met the blues expõe também nesta performance de Buddy Guy , o estilo agressivo e visceral dos grandes expoentes do gênero.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário