sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

A RELEVÂNCIA DE ROBERT JOHNSON, SON HOUSE E KOKOMO ARNOLD PARA O BLUES - SON HOUSE - Primeira Parte



Há muito ROBERT JOHNSON figura como o bluesman mais importante da longa história do gênero.E sua contribuição para o Blues de fato é incontestável.Contudo, muitos equivocadamente ligam ao bluesman o nascimento do estilo, o que constitui uma grande injustiça.

Embora importantíssimo para o Blues , Johnson não o criou.
O BLUES nasceu das WORK SONGS nos campos de algodão em períodos muito anteriores ao seu nascimento .


Destacaremos portanto, a influencia de três artistas de muita relevância para o estilo e seu desenvolvimento: Robert Johnson, Son House e Kokomo Arnold. Iniciando por House , o artista muitas vezes apresentou esta história acerca do nascimento do Blues:

Eram mais 'GRITOS' do que cantos .....Mas acho que foi assim que o Blues começou' ...(Son House, sobre as work songs).

Além de presenciar o nascimento do Blues e os seus primórdios. Son House foi um artista muito influente.Seu estilo visceral de cantar influenciou artistas como HOWLIN' WOLF , MUDDY WATERS e a lenda ROBERT JOHNSON.
Curiosamente, House tocou com outras lendas do gênero como:

Charley Patton, Willie Brown, "Fiddlin'" Joe Martin, Leroy Williams e o já referido Robert Johnson.

Durante o período revival nos anos sessenta, as histórias que contava sobre Robert Johnson aos jovens brancos,(Encruzilhada, pactos e etc) causaram tamanho impacto que fizeram de Robert Johnson até hoje a grande lenda do gênero.
E além do que foi dito aqui, House fez muito mais pelo blues, que para contar , seriam necessários muitos volumes e livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário