terça-feira, 13 de setembro de 2016

BALL AND CHAIN (BIG MAMA THORNTON)



O talento de BIG MAMA THORNTON é incontestável. Talento que não se limitava ao seu poderoso vocal. THORNTON era multitalentosa .Além de cantar , tocava bateria, gaita e ainda era uma excelente compositora. Entre suas muitas composições fulgura BALL AND CHAIN cuja regravação com JANIS JOPLIN serviu como vitrine para se trazer à tona a fantástica artista por trás da canção ,BIG MAMA THORNTON.
Um blues dentro do padrão clássico, com seus doze compassos característicos, uma letra muito boa, com figuras de linguagem representando os sentimentos do interlocutor, e uma grande "Voz" o adornando. Enfim uma música, cercada por todos os elementos que geram de fato um clássico.

O Amor em Ball and Chain curiosamente é expresso com uma conotação Negativa" .As figuras de linguagem usadas "BALL AND CHAIN"(bola e corrente)são usadas como metáforas representando o "AMOR "que com sua "Força" leva o interlocutor para "baixo" em função de seu desventurado romance.Assim como muitas vezes ocorre no Blues , o amor é mencionado como fonte de sofrimento e não como de realização como se demonstra nos versos abaixo:

"Love's got a hold on me, baby,Feels just like a ball and chain.
Now, love's just draggin' me down, baby, yeah"...
"O amor se mantém firme em mim,baby,sinto(-o)como uma bola e uma corrente ... me puxando para baixo"...
A razão de o Amor levar a interprete para baixo fica evidente na próxima estrofe:

"Why the man I love wanna leave me in so much pain"
"Porque o homem que eu amo quer me deixar entre muita dor"...

O sentimento de abandono vivido pela interlocutora é a razão do amor representado por uma bola e uma corrente (Ball and Chain) Levá-la para baixo. Assim,"Sittin' down by my window,"Sentada em sua janela" lookin' out at the rain."Observando a chuva lá fora"And it felt just like a ball and chain" "(O amor) representado por uma bola e uma corrente (numa conotação de força e sentimentos de pesar)
just dragging me down"Arrastavam-na para "Baixo" à melancolia"...

Ball in Chain embora regravada por outros artistas apenas alcançou êxito reconhecidamente nas vozes de JANIS JOPLIN e BIG MAMA THORNTON.
Com Joplin em versões mais rockeiras , e com Big Mama Thornton um fantástico e clássico Slow Blues.


Nenhum comentário:

Postar um comentário