terça-feira, 6 de setembro de 2016

CLÁSSICOS DO BLUES MEAN OLD WORLD (T.BONE WALKER)



Outra grande pérola produzida pelo fantástico T.Bone Walker.
Há versões desta canção em que T .Bone a inicia com um dedilhado posteriormente copiado por outros guitarristas.
Curiosamente, a versão de Society Woman com OTIS RUSH teve sua introdução com o mesmíssimo dedilhado de WALKER com MEAN OLD WORLD.




BUDDY GUY também homenageou a lenda da guitarra, usando o arpejo mencionado,na faixa DEDICATION TO THE LATE T.BONE WALKER presente em seu álbum:D.J.PLAY MY BLUES.
Vários artistas do Blues em diferentes momentos mostraram sua reverência ao grande T BONE WALKER.E isso naturalmente.Especialmente porque T.BONE WALKER deixou uma escola sobretudo aos guitarristas de Blues.Seus arpejos tornaram-se um padrão para os músicos, em especial ,os guitarristas do gênero. E é importante acrescentar que os doze compassos característicos do estilo, com seus turnarounds do décimo primeiro compasso ao décimo segundo se devem a contribuições da Lenda ROBERT JOHNSON e T .BONE WALKER.
MEAN OLD WORLD como outros clássicos do estilo, narra uma "Enorme DOR de cotovelo " daquelas de deixar o sujeito arriado sobre a mesa do bar. Os versos abaixo a descrevem assim:
"When you can't get the woman you love, you know she's loving someone else Well, I drink to keep from worrying and I smile to keep from crying "
"Quando você não pode obter a mulher que você ama, você sabe que ela ama outra pessoa ,Eu bebo para não me preocupar(demais com isso) , baby, e sorrio para não chorar"...
A angústia do interlocutor é tão grande diante da impossibilidade de viver ao lado de sua amada que ele vê a morte como solução para a sua desventura como descreve o trecho a seguir:
"Some day, some day, darling, I'll be six feet in my grave
And, I won't be around here to be mistreated, darling, like a low-down slave" " Algum dia ,algum dia, querida, estarei seis palmos abaixo da terra, e não estarei mais aqui para ser maltratado assim como um escravo..."



O quadro fornecido pela música é claro : O Mundo não é nada agradável para quem não pode ter ao seu lado a mulher amada.
É verdade que o tom pessimista e trágico da canção é um tanto "Exagerado" por parte do interlocutor. Mas não raro é assim que os apaixonados muitas vezes veem o mundo: Um lugar inóspito para quem não pode realizar seus sonhos . E o exagero ostentado nas desventuras de amor amiúde faz parte da ampla temática encontrada no Blues.


Nenhum comentário:

Postar um comentário