sexta-feira, 14 de outubro de 2016

CLÁSSICOS DO BLUES GAMBLER'S BLUES (B.B.KING )







Amor e Jogatina são temas muito presentes no blues.
No tema GAMBLER'S BLUES canção standard do gênero , o termo
"Jogo" é usado como metáfora para se referir ao sentimento.
E a idéia passada pelo autor (B.B.KING ) ao que tudo indica é que assim como no jogo o apostador tem que ter a ousadia de arriscar,
as pessoas que sentem o "Amor" precisam igualmente "Ousar", arriscando-se ... mesmo que a expectativa certa seja um malogrado desfecho.
Em determinados momentos da canção o discurso do interlocutor é absolutamente desiludido com referência a amar como se nota abaixo:


"And I'm here to tell to you that love proposition stuff's a fake"
"E eu estou aqui para lhes dizer que o amor como propósito é uma farsa"...

They say love is just a proposition people It's strictly a game of give and take ...
Dizem que o amor é apenas um propósito (para ) as pessoas ...
é estritamente um "JOGO"(metáfora) de dar e receber...

A razão de o interlocutor ver o amor de forma tão desalentada fica evidente nos versos seguintes:

"Yes, she left me early this mornin' I don't know the reason why"
"Sim, ela me deixou no começo desta manhã ...Eu não sei a razão"
"She just got up early this mornin' Didn't even say good-bye"
"Ela apenas levantou-se cedo esta manhã...(Partiu) sem ao menos me dizer adeus"...

Embora atribuída a grande lenda do Blues, B .B.KING , a autoria da canção, a música parece ser mais identificada com o grande guitarrista canhoto OTIS RUSH.
Era uma peça constante no repertório do cantor sobretudo em turnês pela Europa.

Neste tema mais uma vez o amor é mencionado de forma pessimista e como fonte de descontentamento, como de fato muitas vezes ocorre no Blues, é uma temática constante no gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário