domingo, 18 de novembro de 2018

CLÁSSICOS DO BLUES DON'T NEED NO DOCTOR (Nick Ashford, Valerie Simpson e Jo Armstead)




Esta canção já foi gravada por RAY CHARLES em 1966, por Humble Pie em 1971 e até ganhou uma versão Fusion com o guitarrista JOHN SCOFIELD em um trabalho com músicas gravadas por Ray Charles .


Contudo, conheceu o seu "Climax" na voz da fantástica BIG MAMA THORNTON.
Interpretação visceral, " Plenitude de sentimentos"!
Com Big Mama esta canção ganhou toda uma "Atmosfera Blues"
O desabafo próprio das canções do gênero já se evidencia nos primeiros versos:

I Don't Need no Doctor (Eu não preciso de um médico)
Cause I know what's ailing me (Porque eu sei o que está me deixando doente....

I've been too long away from my baby(Eu estive muito longe da minha querida ...

I'm coming down with a misery (I don't need no doctor)
E agora eu estou na miséria .Eu não preciso de um médico...

Only my baby's arms,Could ever take away this chill
Somente os braços da minha querida , pode levar embora essa minha doença...

Os versos da música tornam claro o "O motivo por traz da doença do intérprete"... Não se trata de um mal físico, antes é uma dor da alma ... uma ferida aberta no coração!

Este tema talves não seja tão clássico como outras canções do repertório Blues como SWEET LITTLE ANGEL, FIVE LONG YEARS ,STORMY MONDAY entre outras.

Mas tamanha a carga emotiva colocada pela voz de BIG MAMA THORNTON nesta canção já a coloca como uma das canções de blues mais expressivas e dramáticas já gravadas.

E aqui novamente, a "Dor" da "Alma" , o "Coração Ferido" decorrente das "relações de amor " tão recorrentes e reincidentes no amplo repertório Blues .


Nenhum comentário:

Postar um comentário