quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Clássicos do Blues - Losing Hand (Chuck Calhoun)



Assim como amores malogrados são amiúde mencionados no blues, temáticas como jogatina entre outras são reincidentes no estilo.
Curiosamente, neste tema do desconhecido Chuck Calhoun a jogatina aparece como uma " figura de Linguagem" onde o interlocutor a usa comparando sua esperança afetiva a uma aposta mal sucedida .


Sua ilusão em relação a mulher amada não poderia ser coroada de êxito em função de ser a " Aposta de uma mão perdedora(Losing Hand)".

"I gambled on your love baby and got a losing hand"
"Eu apostava em seu amor querida(porém tinha) uma mão perdedora"

Losing Hand não se limita apenas a esta comparação associada a jogatina como figura de linguagem. O autor fez outras comparações interessantes como a que aparece no próximo verso:

" Your ways keep changing like the shifting desert sand"
"Seus caminhos sempre mudando como a areia do deserto(Inquieta,revolta)da mudança.''




A inquietude da areia do deserto citada aqui pode ter sido usada para ilustrar a inquietude , a insegurança presente nos sentimentos do interlocutor (diante de um "amor arriscado).



Por fim a alusão a jogatina encerra-se num tom agora de " fracasso , de derrota " , numa referencia ao "jogo de baralho" , o autor deixa transparecer a seguir toda sua "mágoa e frustração":

"I thought I'd be your king baby, yes and you could be my queen"
"Eu pensei que seria seu Rei ,sim e você poderia ser minha rainha"

''But you used me for your joker cause I thought you're deal was clean
"Mas você (Apenas) me usou (Me) fez seu coringa(Palhaço)
(segundo o seu propósito de tornar) seu negócio lícito(Limpo).

"The way you did me pretty baby I declare I never understand"...
"O modo como você (me magoou)querida declaro que jamais entenderei"...

Este belíssimo clássico cujo autor Chuck Calhoun nada se sabe foi gravado também por Ray Charles,Roy Brown with Pee Crayton(Live San Francisco) e numa versão antológica pelo cantor Nappy Brown anexada ao álbum "Tore Up" lançado pela gravadora Alligator Records em 1984.



Nenhum comentário:

Postar um comentário