segunda-feira, 4 de julho de 2016

A TRAJETÓRIA DO GAITISTA CAREY BELL





A trajetória do gaitista CAREY BELL é muito interessante.
Ele foi convencido pelo seu Padrasto LOVIE LEE (Pianista) a rumar para Chicago.
Uma vez lá, conheceu o virtuoso LITTLE WALTER que o ajudou a se aprimorar na Harmonica . Contudo, a harmonica de BELL se aperfeiçoaria ainda mais com a influência daquele que seria seu grande mestre e amigo BIG WALTER HORTON com quem gravou um excelente trabalho no início dos anos setenta lançado pela gravadora Alligator Records(BIG WALTER HORTON With CAREY BELL,1972).

Apesar da plenitude artística e musical , Carey começou a carreira justamente no momento em que a guitarra se destacava amplamente como o instrumento sobrepujante o que incomodava muitos gaitistas, alguns até mesmo abandonaram a carreira temporariamente como se deu com BIG LEON BROOKS.

Por outro lado, Bell se deparava com o fato de que naquele momento haviam muitos gaitistas amplamente conhecidos e requisitados por bandas e gravadoras como BIG WALTER HORTON E LITTLE WALTER. Assim para sobreviver aprendeu a tocar contrabaixo com o guitarrista HOUND DOG TAYLOR, e pôde deste modo pagar suas contas e sobressair-se no altamente competitivo ambiente do blues.

Em 1969, a gravadora Delmark lançou seu álbum CAREY BELL BLUES BAND, e doravante ele não parou mais, gravando varios discos, e se tornando um dos principais artistas de Blues em festivais e turnês pelo mundo todo.

CAREY BELL além de ter LOVIE LEE como padrasto, é também pai do guitarrista LURRIE BELL e primo do guitarrista EDDIE CLEARWATER .

Ele morreu em 2007 de problemas cardíacos.
A revista Blues Revue afirmou Bell como sendo "um dos melhores gaitistas de Chicago."E a publicação The Chicago Tribune afirmou que Bell era "um formidável talento na tradição de Sonny Boy Williamson e Little Walter."




Nenhum comentário:

Postar um comentário