quarta-feira, 6 de julho de 2016

CLÁSSICOS DO BLUES -WATERGATE BLUES (Bobo Jenkins)


Expoente do Blues de Detroit, Bobo Jenkins , escrevia letras de motivação política como a canção aqui postada : WATERGATE BLUES .

O caso Watergate foi o escândalo político que levou à renúncia do presidente Nixon. Watergate é o nome do complexo que funciona como sede do partido democrata. O caso começou com a prisão de cinco homens, que foram pegos instalando equipamentos de espionagem e fotografando documentos na sede democrata.

Anteriormente, e no início de carreira JENKINS escrevera outra canção de cunho político:DEMOCRAT BLUES , nesta canção ele expressou sua inquietação sobre Dwight D. Eisenhower , o primeiro republicano na Casa Branca e também primeiro comandante supremo da OTAN((Organização do Tratado do Atlântico Norte,constituída no contexto histórico da Guerra Fria) Questões de caráter político fazem parte também do amplo repertório do blues .


Outro exemplo é o documentário PAIN CREATED TO HEAL PAIN , nele há um trecho onde o guitarrista LOUIS MYERS aparece interpretando a canção TELL EVERY PRESIDENT em cuja letra se sugere que o Presidente "OUÇA" mais Blues .Uma vez que o Blues se trata de um gênero musical extremamente "EXPRESSIVO" canções relacionadas a temas civis e políticos, não raro fulguram entre os seus temas além dos comumente citados como Alcoolismo, Jogatina, desilusões amorosas e até letras que retratam temas polêmicos como Lesbianismo entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário