terça-feira, 12 de julho de 2016

CLASSICOS DO BLUES ROCK ME BABY (Lil Son Jackson & outros)





Rock me Baby notório clássico do Blues nasceu da canção Rockin And Rollin de Lil Son Jackson que foi ao longo do tempo sofrendo alterações à medida que era gravada por uma diversidade de artistas.

A gravação mais famosa de Rock Me Baby sem dúvida foi a interpretada por B.B.KING (1964),um dos três reis do Blues sendo Albert King e Freddie King os outros dois "Kings" . A Versão de B .B. KING evidentemente é baseada na canção de Lil Son Jackson lançada em 1950.Apesar de serem diferentes instrumentalmente , as letras são praticamente idênticas.
Muddy Waters também gravou a música(1956) e como a de B .B.King sua versão também tem como base a música de Jackson.

Interessante ressaltar que mesmo ROCKIN AND ROLLIN de Lil Son Jackson foi inspirada por canções de Blues anteriores.Muitas canções presentes no repertório do Blues dos anos vinte aos anos quarenta apresentam combinações e expressões similares as encontradas em Rockin and Rollin e posteriormente Rock Me Baby.

Os termos "Rock Me , Rock Me Baby, Rockin and Rollin foram amplamente usados em canções dos períodos citados.
Um exemplo disso, é a música "ROCKIN CHAIR BLUES " de Big Bill Broonzy."Nela" a expressão "Rock me Baby" é frequente . A canção ROCK ME MAMA de Arthur Crudup é baseada em ROCKIN CHAIR BLUES de Broonzy , repetindo o mesmo refrão da anterior, usando no entanto "Mama" no lugar de "Baby".

Roll Me Mama de Curtis Jones compartilha expressões também presentes em Rockin And Rollin.Portanto, todo esse fundo histórico foi fundamental para o nascimento de um dos maiores clássicos do Blues, Rock Me Baby.

Esta canção Standard foi gravada inúmeras vezes por diferentes artistas, inclusive em estilos musicais distintos do Blues.
Assim como Rock Me Baby, inúmeros clássicos do Blues nasceram de antigas composições que ao longo do tempo sofreram mudanças e adaptações à medida que eram gravadas e interpretadas por diferentes artistas.Nós voltaremos a abordar canções que assim como Rock Me Baby nasceram da junção e de idéias de antigas canções em postagens futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário