terça-feira, 16 de agosto de 2016






CLÁSSICOS DO BLUES

DRIFTING BLUES ( Johnny Moore's Thre)

Este belo blues standard foi composto em 1945 pelo grupo Johnny Moore's Thre, formado pelos músicos,JOHNNY MOORE,CHARLES BROWN e EDDIE WILLIAMS.
A música ganhou inúmeras versões com o passar dos anos e se tornou frequente no repertório de CHARLES BROWN em sua carreira solo .

ERIC CLAPTON e a banda TEARDROPS de MAGIC SLIM também gravaram versões mais modernas da canção.
DRIFTING BLUES aborda temas sentimentais relacionados a abandono e solidão retratados com figuras de linguagem como a comparação.Isso fica evidente logo nos trechos iniciais da letra:
"I'm drifting and drifting,
Just like a ship out on the sea.
I'm drifting and drifting,
Just like a ship out on the sea.
Well I ain't got nobody
In this world to care for me"

"Estou à deriva e á deriva , assim como um navio no meio do mar,eu não tenho ninguém neste mundo para cuidar de mim"...
If my baby
Would only take me back again.
I would feel much better, darling,
And at least I'd have a friend.
"Se minha querida me levasse de volta.Eu me sentiria muito melhor,e teria pelo menos uma amiga"...

Um navio à deriva no meio do mar é uma figura de linguagem forte que retrata vividamente o sentimento desolado e de abandono do interlocutor.

A qualidade da canção tanto em termos de letra e estrutura musical é incontestável.Ela atravessou o tempo, com inúmeras versões de não menos qualidade que a versão de CHARLES BROWN.
Figuras de linguagem aparecem muito em canções do blues. Além de causar uma associação imediata na mente dos ouvintes á base da figura utilizada para ilustrar a temática apresentada.A presença delas enfatizavam e davam ainda mais peso e dramaticidade às letras como se evidencia com DRIFTING BLUES.




Nenhum comentário:

Postar um comentário