domingo, 28 de agosto de 2016

CLÁSSICOS DO BLUES FORTY DAYS AND FORTY NIGHTS (Bernard Roth) PART I



Foi gravada pela primeira vez por MUDDY WATERS em 1956 e se tornou um sucesso ficando em sétimo lugar por seis semanas na Billboard R & B .
A primeira versão teve a participação de ilustres bluesman(s) com MUDDY WATERS no vocal,LITTLE WALTER ,Harmonica,WILLIE DIXON no contrabaixo ,FRED BELOW, bateria e nas guitarras,JIMMY ROGERS , HUBERT SUMLIN e PAT HARE.
A canção como muitos outros temas de blues fala de uma ruptura afetiva.O sol e a chuva são usados como figuras de linguagem representativos do lamento do interprete como já se nota nos trechos iniciais:
"Forty days and forty nights
Since my baby left this town
Sunshinin' all day long
But the rain keep comin' down
She's my life I need her so
Why she left I just don't know"


"Quanrenta dias e quarenta noites
Desde que minha garota deixou essa cidade
O sol brilha o dia todo
Mas a chuva continua caindo
Ela é minha vida, eu preciso tanto dela
Porque ela partiu, eu simplesmente não sei"

Em outros blues standard o Sol ou a chuva são igualmente usados para representar os sentimentos do interlocutor. Em The Sky is Crying de Elmore James a Chuva foi usada figurativamente para ilustrar as lágrimas do interprete diante da impossibilidade e desventuras do seu amor.O mesmo ocorrendo com Same Old Blues com Freddie King, que tem o sol e a chuva em uma representação parecida a de FORTY DAYS AND FORTY NIGHTS.
Apesar de se ter um dia radiante do lado de fora, os sentimentos de pesar do interprete são ilustrados por um dia melancólico de chuva.

Outras figuras de linguagem são usadas neste grande clássico , onde o interlocutor faz uso de expressões como um "Rio Secando" , elas serão abordadas na próxima postagem em continuidade do que foi salientado aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário