quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

CLÁSSICOS DO BLUES - BLUEBIRD BLUES (Atribuída a SonnyBoy Williamsom II)



Outra característica muito presente em clássicos ou não do Blues são a figura de animais , colocados nas letras com uma conotação ilustrativa, Alegórica, muitas vezes como figuras de linguagem, com o objetivo de transmitir mais peso e reforçar os sentidos daquilo que se pretendia expressar.

As expressões "dog" ''Rooster" "alligator" entre outras, muitas vezes aparecem, além do que mencionamos, como uma gíria usual entre os bluesman.

Em Bluebird Blues, a maioria dos pesquisadores tendem a apoiar o " Pássaro triste " como um "mero mensageiro" usado pelo interlocutor para levar seu estado, notícias suas, à sua bem amada distante.

"My bluebird, bluebird, please take this letter down south for me

"Meu Pássaro triste, por favor leve esta carta ao sul para mim

Well, that you can tell her I'm up here in St. Louis but these times is awful doggone hard ...

Bem, diga a ela que eu estou aqui em St.Louis mas esses tempos são absolutamente difíceis"...

Como um mensageiro de más notícias , o pássaro não poderia ser senão triste, esta é a ideia transmitida pelo Termo (Blue 'Triste,Bird 'pássaro).

Em outros casos, como em "Red Rooster Blues" de Willie Dixon além do sentido alegórico , uma referência a uma lenda sobre um galo que teria salvado todo o curral, é usado como "Figura de Linguagem" E há quem defenda que foi usado como um símbolo fálico , porém , há ampla oposição a esse entendimento.

A gravação postada aqui é de um bluesman obscuro: Sonny Boy McGhee, a adoção do nome de Sonny Boy , evidentemente aludindo a sua admiração talvez pelos dois Sonny Boys (John Lee Curtis e Rice Miller).

A música foi anexada em 1975 no Lp Harmonica Blues Bands (Bring Me Another Half-A-Pint ,Barrelhouse Records).



Um comentário: