quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

SAM MYERS



( Laurel, Mississippi,1938 - Dallas,Texas ,2006)

Desde a década de cinquenta atuante na cena do blues ,teve o privilégio de tocar como baterista de Elmore James, até a morte do artista em 1963.
Myers também é creditado por gravações históricas da Chees records.
Seu famoso Single "Sleeping In The Ground" foi regravado por grandes astros da música como Eric Clapton e Robert Cray .

Depois da morte de James, a harmônica tornou-se seu instrumento definitivo.
De meados dos anos sessenta até 1986 , trabalhou em clubes nos arredores de Jackson , abrangendo as regiões do lado sul, área famosa por amargos períodos de segregação racial, apelidado de Circuit Chitlin.
Percorrera também o mundo, em especial a Europa ao lado de Queen Sylvia Embry, cantora e baixista com a então MIssissippi Al stars blues band.

Em 1986 com o guitarrista Anson Funderburgh fundou a a banda The Rockets, com a qual gravaria excelentes trabalhos, participando de inúmeros eventos e festivais , inclusive aparecendo em uma gravação de vídeo intitulada Blues Alive(1990) Na qual, figuraram também Albert Collins,Otis Rush,Junior Wells, Buddy Guy,Charles Brown, entre outros.

Com o passar dos anos,sua saúde foi declinando em especial por causa de um câncer na garganta, que o levou a morte em 2006.
Neste mesmo ano a Universidade Press Of Mississippi publicou sua autobiografia cujo titulo rezava: '' O Blues é minha História" Cuja narrativa tratava de um mergulho nas lembranças de Myers pelas estradas, em inúmeras turnês.

Embora desconhecido sobretudo aqui no Brasil, Foi um grande expoente do gênero (Harmonica Blues).Ao lado da Banda The Rockets ganhou inúmeros prêmios em reconhecimento do seu incrível talento aliado a músicos notáveis como A.Funderburgh.




Nenhum comentário:

Postar um comentário