sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

CLÁSSICOS DO BLUES - MONEY TREE BLUES (Atribuída a Willie Dixon)



Entre a variada temática encontrada em letras do blues, figuram também canções que exploram o tema "dinheiro" ou problemas associados a ele. Não raro, "Jogatina" outro tema muito explorado no gênero atrelado a ele.


Money Tree de Dixon, tem uma letra muito curiosa cujas expressões permitem vários debates e interpretações:

" My baby she's got a money tree ...
" Meu amor, ela tem uma árvore de dinheiro...

Esta expressão , lembra um "conceito demasiado fantasioso" entre bluesman(s) do Mississippi, de que em Chicago, dinheiro brotava das árvores. Evidentemente , a termologia encontrada no verso, é alegórica, representativa , curiosamente havia quem levasse a coisa ao pé da letra. Vejam o depoimento do bluesman : Shelby Papa Jazz Brown (cantor-violonista):

"Tinham-me dito que em Chicago o dinheiro crescia em árvores, que quando fui lá levei dois grandes sacos para colhê-lo...
Eu estava lá com meus dois sacos e olhava cada árvore para ver se nela cresciam folhas ou dólares. Jamais encontrei dinheiro.
..Fiquei lá 13 anos e depois voltei para casa, em Leland (Mississippi). Chicago, na verdade, é uma cidade dura demais "

Não Obstante, outra expressão encontrada em Money Tree,
De acordo com alguns pesquisadores sugere algo bem diferente. Trata-se do Termo'' Shake '' encontrado no terceiro verso: " If she don't ''shake '' for you, she'll surely ''shake'' for me...
" Se ela não tremer por você, ela certamente tremerá por mim...

Dependo da época , o termo "Shake" encontrado em letras do estilo, poderia ter vários sentidos ,entre os quais: " Festa de Renda,Dança Erótica, podendo ser usado no sentido de abalar e extorquir alguém" .

Musicólogos tendem a concluir que esta Termologia encontrada em Money Tree de Dixon, é sugestiva de "Prostituição" e a "árvore de dinheiro " Sendo o próprio corpo da mulher " que produzia lucros para o seu "senhor ou cafetão".

Eis aqui , mais um caso de uma música de letra ambígua , muito usual no blues, permitindo diversas interpretações.
A versão anexada aqui foi gravada pelo baterista Kansas City Red(Foto ao lado de Louis Myers, Jimmy Rogers e John Littlejohn) e foi incluída no Lp Harmonica Blues Bands(Bring Me Another Half-A-Pint) Barrelhouse Records,em 1976).



Nenhum comentário:

Postar um comentário