domingo, 9 de dezembro de 2018

CLÁSSICOS DO BLUES - ME AND THE DEVIL BLUES(Robert Johnson)



Aqui um tema que toca em uma temática presente em muitas canções do gênero: O envolvimento com o sobrenatural, com o universo místico e suas lendas e superstições .

Canções dessa natureza , sem dúvida , ajudaram a fomentar a fama de que Robert Johnson era de fato um sujeito misterioso e sobretudo envolvido com o mundo sobrenatural.

O caráter místico do tema é manifesto logo nos versos iniciais:

Early this mornin' When you knocked upon my door
Hoje de manhã quando você bateu em minha porta

And I said, Hello, Satan I believe it's time to go
E eu disse, olá, Satã acho que é hora de irmos

Embora o blues esteja recheado dessas historias, de pactos
feitos em encruzilhadas, onde em troca da alma, o músico recebia uma habilidade incomum de tocar, alguns pesquisadores
sugerem o "Mal '' ou '' Satã" como sendo o próprio blues.
Isso é respaldado pelo tema ' Me and The Devil Blues 'que numa tradução livre significa "Eu e o Demônio Blues ".

Essa linha de raciocínio acontece porque como ocorre com muitas canções do estilo, Me And The Devil Blues , é uma música de natureza ambígua , que permite inúmeras interpretações.

De acordo com esta linha de pensamento o "Demônio''que andava com Johnson em outras palavras, o ''próprio Blues'' e ''seus sentimentos '' , eram os fatores que entre outras coisas, impeliam o homem a espancar sua esposa como se vê nos versos abaixo:

' Me and the Devil Was walkin' side by side
Was walkin' side by side And I'm goin' to beat my woman
Until I get satisfied'.

Mas esta é apenas uma interpretação , a música permite várias.
E há quem quem prefira acreditar, numa linha de manifestação demoníaca no homem literalmente falando, como o fator a explicar sua atitude de tamanha brutalidade contra a mulher.

O Blues de Betonia, com expoentes como Jack Owens é recheado dessas histórias com pactos, feitiçarias , atrelados a muitas lendas e superstições. Ocorrendo o mesmo, no Berço do Blues, o Mississippi,com ícones como Tommy Johnson, que segundo seu irmão Ledell , teve mesmo um pacto com o Belzebu numa encruzilhada , em troca de fama e prestígio.
Uma história similar, foi fomentada mais tarde com Robert Johnson , mas ao que tudo indica com objetivos de Marketing.




Nenhum comentário:

Postar um comentário