segunda-feira, 20 de junho de 2016

FOREST CITY JOE




(10 de julho de 1926, Hughes, Arkansas  - 03 de abril de 1960,Horseshoe Lake,Arkansas)

JOE é predominantemente lembrado pela sua habilidade com a Harmonica.Foi gaitista de MUDDY WATERS nas primeiras formações de sua banda.


Apesar da carreira curta e poucas gravações, foi considerado um dos melhores gaitistas de sua época.
Foi criado em uma fazenda de algodão como um trabalhador de campo sem instrução.

Ainda garoto,acompanhava artistas e tocava em locais de interesse turístico. Aprendeu sozinho a tocar gaita e outros instrumentos.
Fortemente influenciado por SONNY BOY WILLIAMSON(JOHN LEE) era capaz de imitar o estilo e os vocais de Williamson , mas com o tempo desenvolveu um estilo próprio.

Em dezembro de 1948, Joe gravou um single em sua única sessão pela Aristocrat Records (depois denominada Chess Records).

Gravou posteriormente uma sessão que trazia uma canção homenageando SONNY BOY WILLIAMSON("MEMORY OF SONNY BOY") contudo sem êxito comercial.

Em Memphis, por volta de 1949, apresentou-se ao lado de HOWLIN' WOLF e RICE MILLER (Sonny Boy Williamson II) que justamente adotou nessa época o nome "SONNY BOY WILLIAMSON" aproveitando-se da fama deste com JOHN LEE, (Recentemente morto).

JOE nesse período trabalhou também com a banda THE ACES, na época chamada "Tree Aces" e em uma banda posteriormente liderada por OTIS SPANN.

Em meados dos anos cinquenta, apesar de um curriculum invejável, uma vez que trabalhara com grandes nomes do Blues como Muddy Waters, diante da falta de oportunidades, deixou temporariamente a carreira musical.

Porém, algum tempo depois ele seria redescoberto por ALAN LOMAX,resultando em sua última sessão de gravação pela Atlantic Records.

Aproximadamente um ano depois FOREST CITY JOE morre em função de um acidente automobilístico(quando o caminhão em que voltava capotou, esmagando o seu crânio).
Todo material gravado por Joe foi lançado em 1995 no álbum:Downhome Delta Harmonica pela gravadora DeltaCat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário