segunda-feira, 6 de junho de 2016

LITTLE HAT JONES




(05 de outubro de 1899 - 07 de março de 1981)

George Jones nasceu em Bowie County , Texas , e foi um artista de rua na década de 1920 em San Antonio .
Ele abandonou a escola, em virtude de ter que apoiar a família com o trabalho na fazenda em face da doença do Pai e prejuízos nas colheitas.

O apelido "Little Hat" foi adquirido a partir de um trabalho de construção em Garland, onde Jones usava um chapéu que tinha algumas das abas rasgadas.
Inicialmente gravou duas canções: New Two Sixteen Blues e Two String Blues sendo ambas lançadas pela Okeh Records em junho de 1929.
Em poucos dias ele gravaria outras canções . No mesmo dia em que gravou seus primeiros dois singles, ele participou da gravação de nove faixas do Bluesman TEXAS ALEXANDER também pela Okeh.
Estas sessões somada a mais duas outras com seis canções em uma e duas noutra , realizadas no mês de Junho no mesmo ano representam a maioria da produção gravada de Jones: dez canções de sua autoria e outras nove com "Texas" Alexander.

Outras duas canções foram gravadas no mesmo ano pela gravadora Yazoo L-1010 (LP, 1968), tratam-se das canções : HURRY BLUES e ROLLIN FROM SIDE TO SIDE .
Seu estilo musical é caracterizado por começar a canções sempre de um modo rápido e as desacelerar à medida que começava a cantar.

Como mais um bluesman Obscuro, Jones se tornaria apenas conhecido no final do século 20 quando os historiadores começaram a explorar o catálogo da Okeh Records.

Sua fama póstuma foi ainda mais impulsionada pela aparição de sua canção "Bye Bye baby blues" no filme , Ghost World , em 2001.

LITTLE HAT JONES faleceu com 81 anos em 1981.Como suas sessões de gravação se limitaram as descritas acima, ele teve que se sustentar com uma diversidade de profissões.E foi deste modo que viveu a maior parte dos seus dias ao lado da sua segunda esposa em Nápoles, Texas, depois de sua efêmera passagem pela música. Ele jamais abandonou sua cidade até sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário