domingo, 12 de junho de 2016

PEETIE WHEATSTRAW




(21 de dezembro de 1902,Ripley,Tennessee - 21 de dezembro, 1941,East St.Louis,Illinois)

Peetie Wheaststraw foi o nome adotado pelo cantor William Bunch, uma figura influente na década de Trinta entre os cantores de blues .
A única fotografia conhecida dele mostra -o segurando uma guitarra(Ressonador) da marca National tricone mas a maioria de suas gravações foram realizadas ao som de seu piano.

A influência de Wheatstraw foi enorme durante os anos 1930. Talvez o exemplo mais óbvio de seu impacto é nas letras e no estilo vocal de Robert Johnson , muitas vezes considerado a figura do blues mais importante da época.
Muitas das gravações de Johnson foram regravações de canções de outros artistas populares da época, e ele pegou muito do repertório de Wheatstraw. Por exemplo, POLICE STATION BLUES de Wheatstraw constituiu a base para a canção de Johnson "Hellhound on My Trail". Seu apelido "DEVIL'S SON IN LAW Também teve um reflexo similar em JOHNSON.


Wheatstraw, juntamente com Leroy Carr , foi um dos primeiros cantores de blues que tocava piano. Elementos de seu estilo podem ser vistos em artistas posteriores, como Champion Jack Dupree , Moon Mullican e Jerry Lee Lewis . Wheatstraw também fez muitas gravações com o influente Kokomo Arnold , que escreveu o clássico do Blues MILK COW BLUES .


Wheatstraw é mencionado na canção LETTERS SENT da banda HALF MAN HALF BISCUIT no álbum de 2005 intitulado Achtung Bono .
No auge de seu sucesso, WHEATSTRAW faleceu vítima de um acidente com um comboio de mercadorias que o atingiu juntamente com outros dois amigos também feridos fatalmente.
Existe uma lenda que sua morte atraiu pouca atenção, mas o acidente foi totalmente relatado em St. Louis através dos jornais locais.
Wheatstraw foi enterrado no Cemitério Growders, Arkansas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário