sexta-feira, 3 de junho de 2016

O NASCIMENTO DE UM SELO IMPORTANTE DO BLUES, A ALLIGATOR RECORDS.













No começo dos anos setenta, o Jovem Bruce Iglauer, ficou encantado com a música de Hound Dog Taylor e os seus Houserockers : Ted Harvey (bateria) Brewer Phillips(Guitarra).
Movido por esse deslumbramento, como funcionário da gravadora Delmark, ele tentou persuadir os diretores da Delmark a gravarem TAYLOR sem êxito. Diante da recusa dos seus superiores, juntou suas economias e fundou a ALLIGATOR RECORDS lançando Hound Dog Taylor simultaneamente.

Assim, além do nascimento de uma grande gravadora voltada para o Blues, um grande ícone do estilo, teve finalmente uma grande oportunidade de gravar e expor seu trabalho.

O lançamento de Hound Dog foi um sucesso absoluto.O estilo ELMORE JAMES ganhava novamente os holofotes, Três discos foram gravados,resultantes turnês e Hound Dog ganhou um lugar ao sol no competitivo universo do Blues antes de morrer em 1975.

IGLAUER encontraria ainda no começo dos anos setenta, outro talentoso Bluesman : Son Seals, o levando também para a Alligator, assim como o fez com KOKO TAYLOR ,JOHNNY WINTER, ROY BUCHANAN entre outros.

É verdade que a Alligator com o passar dos anos , diante da concorrência severa no cenário musical ficou mais comercial e começou a gravar outros estilos além do blues.
Mas sua contribuição para o gênero é inegável. Ela lançou ademais ótimos trabalhos como a fantástica série Living Chicago Blues ,inicialmente de seis volumes em Lp, hoje disponível em cd em 4 volumes.
Através deste trabalho nomes como BILLY BRANCH, JIMMY JOHNSON,BIG LEON BROOKS entre outros ,obtiveram também grande projeção e visibilidade na carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário