sexta-feira, 24 de junho de 2016

OS OBSTÁCULOS DRIBLADOS POR BLUESMAN(S)


Além do preconceito racial agravado sobretudo por leis severas como As leis de Jim Crow (em inglês, Jim Crow laws) leis locais e estaduais, promulgadas nos Estados do sul dos Estados Unidos, que institucionalizaram a segregação racial e que perduraram até meados dos anos sessenta, (1876-1965) Os bluesman driblavam outros obstáculos.

JUNIOR WELLS e EARL HOOKER afim de se apresentarem na área comercial hoje extinta da Maxwell Street, usavam uma tática que funcionava em meados dos anos quarenta.
Para fugirem do mau tempo(chuvoso) ou de oficiais da policia que viviam caçando artistas de rua e em especial Bluesman(s),HOOKER e WELLS se apresentavam dentro de Bondes em movimento.Assim, podiam se deslocar de um lugar para o outro sem comprometer sua música especialmente quando esta era ameaçada por um destes fatores.

E pensar que músicos de qualidade tinham que lidar com situações dessa natureza nos faz pensar que hoje muitos que se "Auto denominam Artistas" apoiados por uma mídia perniciosa e manipuladora sem nenhum obstáculo são incapazes de produzir uma obra que mereça ser ouvida.

O Blues este estilo extremamente fascinante, é recheado de historias assim.

Wells e Hooker seguiram caminhos diferentes posteriormente.
Hooker faleceu no começo dos anos setenta de tuberculose, sua última performance havia se dado na edição do American Folk Blues de 1969, com muitas horas seguidas de show como espécie de despedida anunciada .

Wells prosseguiria empenhado em sua carreira muitas vezes acompanhado por BUDDY GUY em diversos festivais e turnês e inúmeras gravações em studio.

O tamanho da força do Blues pode ser medido por ele sobrepujar inúmeros fatores como os aqui mencionados : preconceito racial, cultural, oposição a sua expressão nas ruas, enfim e uma série de outros ventos contrários.
Contudo , pela força que o próprio estilo em si carrega apoiado por músicos amantes deste gênero que lutavam para propagá-lo e dissiminá-lo , ele sobreviveu em meio ao um mar tumultuoso de oposição e ganharia definitivamente uma grande atenção de apreciadores Europeus no começo dos anos sessenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário