quarta-feira, 11 de maio de 2016

ARCHIE EDWARDS






(4 de Setembro de 1918,Union Hall, Virginia - 18 de junho de 1998, Seat Pleasant, Maryland)

Influenciado pelas gravações de Blind Boy Fuller e Blind Lemon Jefferson ,ele tocava a nível local ao passo que se sustentava como empregado em uma Serraria.

Doravante, passou por uma diversidade de empregos, desde Militar durante a segunda guerra mundial a barbeiro e anteriormente no período pré guerra como motorista.

Especialmente no período em que atuava como Barbeiro, teve clientes ilustres como MISSISSIPPI JOHN HURT e SKIP JAMES.
Foram esses amigos que diante do seu talento o incentivaram a aventurar-se na carreira de músico.

Em 1966 ,com a morte de John Hurt, o período de luto pela perda do amigo, serviu-lhe de inspiração para compor sua clássica THE ROAD IS ROUGH AND ROCKY.

Posteriormente, encontrou trabalho regular em festivais de blues, e em clubes ,sobretudo tocando ao lado de Cephas and Phil Wiggins , Flora Molton e Mother Scott.

Ao lado destes artistas, foi anexado na fantástica série produzida por entusiastas alemães do Blues , no começo dos anos oitenta intitulada LIVING COUNTRY BLUES USA, tendo gravações suas alistadas em vários volumes e em um dos volumes, em especial o volume 6 ,um álbum totalmente realizado em seu nome.

EDWARDS apareceu também nas edições do American Folk Blues realizadas nos anos oitenta ,além de participar de excursões pelos Estados Unidos ao lado de ELEANOR ELLIS , FLORA MOLTON e CHARLIE MUSSELWHITE .

ARCHIE EDWARDS morreu em junho de 1998, aos 79 anos.
Seu Álbum TORONTO sessions foi lançado postumamente.
O músico foi um grande expoente dos estilos COUNTRY BLUES e PIEDMONT BLUES .

Nenhum comentário:

Postar um comentário