domingo, 15 de maio de 2016

CLÁSSICOS DO BLUES DUST MY BROOM (Robert Johnson,Elmore James , Others?) PART 1


Num primeiro momento, trata-se de uma releitura de I Believe I’ll Dust my Broom, de Robert Johnson — o riff que se tornou a marca de Elmore James, então, seria uma versão acelerada e distorcida do usado por Johnson mais de uma década antes.
Mas aí nós chegamos a um ponto importante. Até hoje, não se sabe se o autor da canção é Robert Johnson ou Elmore James.

Sim, a fama pesa a favor de Johnson — bem como o fato de sua gravação ser de 1936. Porém, dois fatores precisam ser levados em conta: Johnson e James se conheciam e haviam tocado juntos durante a década de 30. E, ainda mais importante: Johnson, como qualquer blueseiro, não via o menor problema em pegar a canção de outro músico e, fazendo pequenas modificações, transformar em sua , e embora conhecidíssima com Johnson é inegável que a versão de James se tornou a definitiva na longa história da canção, que traz uma letra que continua intrigando pesquisadores… Mas, para isso, é preciso voltar à versão de Johnson que, independente de ser o autor da música (existem também registros de músicas semelhantes antes de sua gravação), foi o primeiro a gravá-la.

Afinal, após a gravação de Johnson, diversas outras versões foram gravadas, normalmente com uma ou outra mudança na letra. A própria versão de Elmore James, por exemplo, incorpora alguns versos de uma gravada por Arthur Crudup em 1949 .O Tema da canção claramente gira em torno de um homem abandonando sua mulher — apesar do verso final, justamente aquele que foi “roubado” da versão de Crudup, contrariar tudo o que foi dito antes.
Trata-se de um clássico, cheio de curiosidades e mistérios que iremos abordar em outras postagens.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário