domingo, 15 de maio de 2016

CLÁSSICOS DO BLUES HOOCHIE COOCHIE MAN (Atribuída a Willie Dixon)




A canção trata-se de uma mistura de folclore negro americano, religiosidade negra com uma forma primitiva de amplificador de guitarra.

(Lembrando que Muddy Waters foi um dos pioneiros do chamado blues elétrico de Chicago, mesmo ele mesmo sendo um sujeito oriundo do Delta do Mississípi).
Quanto a origem do nome, Hoochie coochie era uma dança erótica que ficou popular a partir de 1893, numa feira mundial em Chicago.

A dança era feita por mulheres somente e o cara que comandava o espetáculo era um homem, daí a ser o hoochie coochie man.
Alguns pesquisadores também atribuem a " Expressão HOOCHIE COOCHIE " como uma forma usada para se referir ao orgão sexual feminino.

Na verdade, a canção é recheada de elementos que remetem ao sul e a cultura negra, como por exemplo, “black cat’s bone”, “mojo”, “John the Conqueroo”. Isso trouxe uma identificação muito grande aos milhares de negros do sul que haviam se mudado pra Chicago e estavam em busca de se ajustarem ao novo estilo urbano da cidade.

Não é se de admirar que a canção tenha logo se tornado um hit, com seus riffs de guitarra e cuja temática somente os locais(Negros do sul) sabiam do que de fato se tratava.

O próprio Willie Dixon disse em entrevista em 1998 que as pessoas acreditavam em coisas místicas,Por isso se identificavam tanto com Hoochie coochie man.

Na entrevista citada , Dixou citou seus trechos iniciais dizendo que" uma cigana disse a mãe dele coisas sobre ele antes mesmo dele nascer. Que ele ia ser um homem de sucesso entre as mulheres e coisa e tal".

A canção é um Super blues clássico e teve Muddy Waters tocando guitarra e fazendo os vocais principais, Little Walter na gaita, Otis Spann no piano, Jimmy Rogers na outra guitarra, Willie Dixon no baixo e Fred Below na bateria.

Foi um grande hit, chegando ao número 8 dos charts de rhythm and blues. A canção entrou no Blues Hall of Fame em 1984 e o Grammy Hall of Fame em 1998. Ela também faz parte das 500 canções que deram forma ao rock and roll, eleita pelo Rock and Roll Hame of Fame. Também está inclusa nas 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone, ocupando o lugar 225.

Nenhum comentário:

Postar um comentário