domingo, 15 de maio de 2016

CLÁSSICOS DO BLUES - DUST MY BROOM (Robert Johnson,Elmore James ,Others?) Última parte




Apesar de inúmeras interpretações,vários pesquisadores parecem tender ao sentido de que o sujeito está indo embora e pronto em Dust My Broom  — algo corroborado de forma explícita por todas as versões pós-Johnson.

Mas, se a letra de Johnson desperta mais interesse, a versão de James tornou-se a definitiva e serve como base para todas as (muitas) regravações que viriam dali em diante, tamanho o impacto musical que causou à época.
A primeira gravação “solo” de James se tornou um marco do blues e apresentou ao mundo, em 1951, um som distorcido que só conseguiria ser reproduzido de verdade com o rock do (final) dos anos 60 e que o consagrou como herói do blues.

Apesar de ter uma carreira longa, iniciada nos anos 30, Elmore James experimentou o sucesso de verdade somente por pouco tempo, desde as suas primeiras gravações em 1951 até a morte, de ataque cardíaco, pouco antes de embarcar para uma turnê na Europa em 1963. Nesses pouco mais de dez anos, ele deixou um legado quase incalculável, expandindo cada vez mais a guitarra do blues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário