terça-feira, 17 de maio de 2016

HOWLIN' WOLF





(10 de junho de 1910, White Station,Mississippi 10 de janeiro de 1976,Hines,Illinois  )   

 Chester Arthur Burnett foi um influente cantor, guitarrista e gaitista.
 Com voz potente e uma ameaçadora presença física, Howlin' Wolf é comumente classificado entre os principais músicos do blues elétrico.

Uma série de canções escritas ou popularizadas por ele tornaram-se clássicos do blues.

Com o seu enorme físico, ele era uma presença imponente, com uma das vozes mais memoráveis de todos os cantores clássicos do Chicago blues da década de 50.

Seu estilo era frequentemente contrastado com a apresentação menos temível, mas também poderosa de seu contemporâneo e profissionalmente rival Muddy Waters.

Howlin’ Wolf, Sonny Boy Williamson, Little Walter e Muddy Waters são os maiores artistas de blues que gravaram para a ‘Chess Records’, em Chicago.

 Em 2004, a ‘Rolling Stone Magazine’ classificou Howlin' Wolf em 51º em sua lista dos 100 maiores artistas de todos os tempos.

 Ainda criança, Howlin foi expulso de casa pela mãe e o padrasto por se recusar a trabalhar na fazenda, e foi morar com seu tio, Will Young, que o maltratava.

 Com 13 anos, fugiu para se juntar a seu pai, onde ele finalmente encontrou um lar feliz. Durante o auge de seu sucesso, ele retornou para sua cidade natal para ver sua mãe, mas foi levado às lágrimas quando ela o rejeitou e se recusou a aceitar qualquer dinheiro que ele lhe oferecesse, dizendo que se tratava de dinheiro do diabo, vindo de onde viera, do blues, música do diabo.

Na década de 60 excursionou pela Europa com o ‘American Folk Blues Festival’ organizado pelos produtores alemães Horst Lippmann e Fritz Rau.

Apesar do reconhecimento de sua música sobretudo pelos ingleses , a saúde de Wolf começou a falhar na década de 1970 e ele sofreu vários ataques cardíacos.

Um acidente de carro em Toronto danificou severamente os seus rins, mas Wolf continuava a se apresentar apesar da diálise que era feita a cada três dias.
O álbum ‘Back Door Wolf’ gravado em 1973, foi o último do bluesman.
Na música ‘Coon on the Moon’ Wolf faz uma predição do futuro: ‘you gonna wake up one morning, and a coon’s gonna be the President’ (você irá acordar em uma manhã, e um negro será o presidente). ('Coon’ é um insulto dirigido aos negros).

Sua última apresentação foi em Chicago em novembro de 1975.  Howlin’ Wolf  faleceu dois meses depois, em Illinois, de insuficiência cardíaca durante uma cirurgia.
Em 1991, Wolf foi incluído postumamente no ‘Rock and Roll Hall of Fame’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário