sexta-feira, 27 de maio de 2016

BOOKER .T.LAURY







( Memphis,Tennesse , 2 de setembro de 1914-23 de setembro de 1995,Memphis,Tennesse)

Aprendeu Piano  bem cedo  e teve como grande amigo da vida , o famoso MEMPHIS SLIM.
Baseou-se na influência adquirida com artistas como Roosevelt Sykes , Sunnyland Slim , e Speckled Red .
Foi aconselhado por Sykes em 1935 a se mudar para Chicago ao lado de Memphis Slim, para que ambos obtivessem uma vez lá, um contrato de gravação.Contudo,apenas Slim seguira para Chicago, Booker permaneceu em Memphis, trabalhando em casas de espetáculos e clubes noturnos durante décadas.

LAURY era de fato, um virtuoso pianista , tinha dedos longos, o que lhe permitia até mesmo abranger dez teclas,pela largura de lado.Sua destreza e habilidades no Piano eram tantas, que mesmo perdendo um dos dedos da mão esquerda , num acidente com uma serra circular , ainda assim era capaz de tocar esplendidamente .

Com o declínio de apresentações e trabalhos em Memphis, viajou para locais como o Tennessee , Arkansas e Missouri .E embora trilhando caminhos diferentes , a amizade com Memphis Slim, jamais diminuíra, e assim se manteve constante até a morte de Slim em 1988.
Foi só depois de muitos anos que viera a gravar seu primeiro disco, já com quase oitenta anos, um espetáculo gravado em Paris ,lançado na década de oitenta ,intitulado : Nothing But The Blues pela gravadora BLUES SILVER.
Foi seguido por outros excelentes discos, mais 4, destaque para o ótimo gravado ao vivo Blues on the prowl, lançado pela wolf records em 1994.

BOOKER aparecera também em documentários como DEEP BLUES: A musical Pilqrimage to the crossroads e no filme MEMPHIS BLUES in his own living room.

Booker T. Laury morreu de câncer, em setembro de 1995 em Memphis, com a idade de 81. Obteve uma homenagem póstuma com uma nota de bronze na calçada da fama de Beale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário