domingo, 15 de maio de 2016

SONNY TERRY



(24 de outubro de 1911,Greensboro,Carolina do Norte -11 de março de 1986,Mineola,New York)

Foi com seu pai,um fazendeiro, que aprendeu os fundamentos básicos da harmônica.
Aos 16 anos de idade , sofreu ferimentos que lhe deixaram  cego, impossibilitado de trabalhar, começou a se sustentar através da música.

Com o falecimento de seu pai  ,TERRY uniu-se ao trio PIEMONT BLUES ,Tendo o privilégio de tocar e conviver com o lendário Blind Boy Fuller . Quando Fuller morreu em 1941, ele estabeleceu uma relação musical de longa data com Brownie McGhee , e a dupla gravou várias músicas juntos.

Os dois tornaram-se sobretudo conhecidos entre o público branco, de modo que eles deram uma enorme colaboração ao crescente movimento popular de reavivamento do blues e da música folk nos anos 1950 e 1960.

SONNY ao lado de MCGHEE apareceram também numa das edições do American folk blues festival nos anos sessenta, na qual estavam também T BONE WALKER, SKIP JAMES, WILLIE DIXON, entre outros. Terry colaborou também com o excelente guitarrista Ry Cooder na canção WALKIN AWAY BLUES  um cover de Robert Johnson  "Walkin Crossroad Blues "  para o filme A Encruzilhada de 1986 .

São muitas as contribuições de TERRY para o BLUES e sua relevância para o estilo.
Há amplo material seu em vídeo ao lado de BROWNIE MCGHEE.

Ele fez gravações também ao lado de JOHNNY WINTER registradas pela gravadora ALLIGATOR.  SONNY TERRY faleceu de causas naturais em 1986, precisamente três dias antes do lançamento do filme CROSSROADS nos cinemas americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário