segunda-feira, 30 de maio de 2016

BLIND WILLIE McTELL



(5 de Maio de 1901 - Thomson, Geórgia - 15 de Agosto de 1959, Milledgeville, Geórgia)


Aprendeu a tocar violão no início da adolescência. E logo se tornou um artista de rua em várias cidades da Geórgia, incluindo Atlanta e Augusta , e gravou pela primeira vez em 1927 para a Victor Records .

McTell foi gravado pelo folclorista John A. Lomax e Ruby Terrill Lomax para o arquivo de canções folclóricas da Biblioteca do Congresso .

O músico esteve ativo nas décadas de 1940 e 1950, tocando nas ruas de Atlanta, muitas vezes com seu antigo associado Curley Weaver .

Suas últimas gravações se originaram durante uma sessão improvisada gravada por um dono de uma loja de discos de Atlanta em 1956. McTell morreu três anos depois, tendo sofrido por anos com diabetes e alcoolismo.

Apesar de sua falta de sucesso comercial, ele foi um dos poucos músicos de blues de sua geração que continuaram a tocar e a gravar ativamente durante as décadas de 1940 e 1950.

Infelizmente , ele não viveu para ver o reavivamento do Blues e da música folk (Década de 1960) período que redescobriu vários músicos entre os quais, Mississippi John Hurt e Skip James.




Nenhum comentário:

Postar um comentário